Prefeitura de São Cristóvão entrega certificados da primeira turma de administração e gestão rural no povoado Caípe Novo

13/10/2023 - 13:22 Atualizado há 17 horas



 

Na última quarta-feira (13), foi realizada a entrega dos certificados da primeira turma de administração e gestão rural no povoado Caípe Novo. Essa iniciativa foi viabilizada pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No total, foram 17 produtores certificados nesta turma. 

 

Segundo o secretário da Semdet, Josenito Oliveira, a iniciativa tem por finalidade atender as comunidades que estão distantes do Centro Histórico e dar oportunidade de crescimento para aqueles que vivem da agricultura familiar, fortalecendo seus negócios, tanto para subsistência quanto para o comércio. 

 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

 

“Nossa ideia é fixar essas pessoas no campo e para isso, é necessário dar as condições, e a primeira delas é a capacitação de melhores práticas e manejo. Teremos mais capacitações, essa foi apenas a primeira, junto com o Senar. Então, tudo isso, é para que a gente fortaleça a nossa economia local, fixando homens e mulheres aqui no campo, para termos melhores condições para gerar renda e sustento familiar”, declara Josenito. 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho, partilha que essa qualificação é fundamental para o aumento de produção, para um manejo mais estratégico e inteligente. “Foi um curso que trouxe um conteúdo para eles melhorarem os negócios em suas propriedades, trazendo novas estratégias, novas formas de cuidado, novas formas de produção, de como administrar esse negócio e conseguir multiplicar seus produtos. A partir disso, teremos uma agricultura familiar mais qualificada, mais alimentos serão colocados nas feiras e as pessoas consumirão mais produtos da nossa cidade, dos nossos produtores”. 

 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho

 

 

Edileuza Santana, produtora rural deste povoado, mostra gratidão por essa oportunidade de mais conhecimento, e partilha que já consegue ver resultados após praticar tudo que foi ensinado na sua propriedade. “Foi explicado para gente novas formas de criação, novos jeitos de cultivo, para mim foi uma benção. Com esse conhecimento, minha produção vai crescer mais, e já estou conseguindo ver isso. E daqui para frente, vai melhorar cada vez mais”. 

 

 

Edileuza Santana

 

 

Do mesmo modo a produtora rural, Daisy Santiago, já consegue observar mudanças em suas produções, seguindo aquilo que foi aprendido no curso. “Não tínhamos noção de como fazer uma boa administração das atividades que a gente desempenhava no campo, então, através deste curso, estamos sabendo lidar melhor com a terra, porque a gente não tinha uma base de como preparar a terra, uma gestão financeira, quanto estamos investindo e gastando. Então o curso foi muito bom, muito importante para nós”. 

 

 

Daisy Santiago


Fotos: Dani Santos