Prefeitura de São Cristóvão e Senai promovem cursos de qualificação profissional

16/01/2024 - 18:15 Atualizado há 2 horas

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está proporcionando oportunidades de qualificação profissional para os cidadãos sancristovenses. Os cursos, ministrados nas carretas do Senai, instaladas no Facilita São Cristóvão, Centro de Atendimento ao Cidadão do município, visam aprimorar as habilidades dos participantes e prepará-los para o mercado de trabalho.

Destacando-se entre as opções oferecidas, o curso de informática, que  atraiu 50 participantes, distribuídos em duas turmas de 25 pela manhã e 25 à tarde. No total, 49 alunos concluíram o curso com sucesso, sendo 25 pela manhã e 24 à tarde. O instrutor de informática, Roger Matos do Nascimento, ressaltou a importância do conhecimento técnico na contemporaneidade, enfatizando as oportunidades que se apresentam para os profissionais qualificados.

Roger Matos do Nascimento, instrutor de informática do Senai

“O curso é importante não só para a formação deles, mas é uma maneira destes alunos perceberem que conseguem desenvolver outras atividades e agregá-las. Profissionalmente ajuda na qualificação, pois o curso de informática pode ser aplicado em qualquer área de conhecimento, seja enfermagem, comércio, entre outros, pois serve desde a parte de elaboração de texto, planilhas, controle de estoque, controle financeiro, inclusive apresentações. Esta parceria com a Prefeitura é muito importante, pois facilita para o cidadão ir até o curso, pois a estrutura está bem localizada e acessível a todos. Eles que saem ganhando”, avaliou Roger.

Outro curso em evidência foi o de Corte e Confecção de Moda Íntima, que disponibilizou 30 vagas, divididas entre 15 pela manhã e 15 à tarde. O número total de concluintes foi de 24 alunos, sendo 13 pela manhã e 11 à tarde. O instrutor de confecção do Senai, João Gonçalves, expressou sua satisfação com o desempenho dos alunos, destacando a relevância da formação para a inserção efetiva no mercado de trabalho.

João Gonçalves, instrutor de confecção do Senai

“O curso de Corte e Confecção de Moda Íntima em São Cristóvão é uma oportunidade única para ensinar desde o básico, abordando o corte preciso das peças, identificação de modelagens até a confecção, sem a necessidade de conhecimento prévio na área. Com um trabalho que parte do zero, o curso, totalizando 160 horas em 40 dias úteis, tem mantido alta participação, sendo as saídas de alunos decorrentes apenas de incompatibilidade de horários. Aberto para homens e mulheres, a proposta destaca que há espaço para todos, tornando o curso não apenas uma oportunidade de aprendizado prático, mas também um veículo para superar estigmas e promover a diversidade no campo da moda”, afirmou João.

A diretora do trabalho da Semdet, Neusa Malheiros, enfatizou a relevância dessas ações para o desenvolvimento da comunidade, destacando o compromisso da administração municipal em proporcionar oportunidades de capacitação e qualificação para os cidadãos de São Cristóvão. "O entusiasmo dos alunos matriculados e a permanência deles até o final do curso ressaltam o quanto têm contribuído para o fortalecimento da mão de obra local e para o progresso da cidade. Isso só prova o empenho da gestão em investir no que é melhor para os munícipes, sobretudo no que lhes oferece possibilidade de emprego e renda, além de potencializar o empreendedorismo", frisou.

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da Semdet

Participantes dos cursos

Os depoimentos dos participantes evidenciam o impacto positivo desses cursos em suas vidas. Patrícia Leandro, esteticista, destacou a importância dessas iniciativas para abrir novas perspectivas profissionais em suas trajetórias. “Eu sempre quis trabalhar com costura de biquínis porque meu sonho era abrir um negócio. Cheguei aqui do zero, sem nunca ter costurado nada, porém, mesmo sabendo que no início tudo é mais difícil, eu não desisti e hoje eu consigo confeccionar. Não vim pensando apenas no financeiro, pois estar aqui é uma maneira de testar a sua capacidade de superação e eu estou muito feliz com o resultado”, disse.

Patrícia Leandro, esteticista

Nilza de Carvalho Pereira, aposentada, compartilha do mesmo entusiasmo quando avalia o curso como uma atividade terapêutica em sua vida. “Eu amo fazer os cursos porque me sinto bem quando estou em atividade. Eu já conhecia algumas matriculadas na Casa da Costura e através delas eu fiquei sabendo deste curso, que tem me trazido tanto conhecimento. Eu fiz esse curso em outro estado e aqui eu tenho a oportunidade de relembrar e de aprender coisas novas. Eu agradeço à gestão por todas as oportunidades concedidas a nós e que continuem promovendo ações que desenvolvam a comunidade”, explicou.

Nilza de Carvalho Pereira, aposentada

O estudante Alan Vitor, que participou do curso de informática, compartilhou suas experiências, afirmando que o conhecimento adquirido será fundamental em sua jornada acadêmica e profissional. “Minha desenvoltura no trabalho com certeza será outra após a finalização deste curso. Digo isso porque já fiz o curso de técnicas de vendas e atendimento ao cliente também pela Prefeitura e a minha evolução foi notória, além de ampliar as oportunidades de emprego”, avaliou.

Alan Vitor, estudante