Prefeitura de São Cristóvão e Emdagro beneficiam agricultores, pecuaristas e produtores rurais com o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

12/06/2023 - 18:06 Atualizado há 2 dias



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), realizou nesta segunda-feira (12) a emissão e a entrega da carteirinha do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) aos agricultores e produtores rurais do município. O CAF é um documento disponibilizado pelo Governo Federal, que tem o objetivo de viabilizar o acesso aos programas de crédito e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), tão importantes para o desenvolvimento sustentável do setor.

 

 

O secretário da Semdet, Josenito Oliveira, destacou que a ação conjunta entre a Prefeitura de São Cristóvão e a Emdagro tem um papel fundamental para que os agricultores, carcinicultores e aquicultores locais possam se beneficiar, sobretudo com acesso ao crédito. “Essa certificação traz diversos benefícios e um dos mais importantes é o acesso ao crédito. O agricultor familiar, por exemplo, com essa espécie de identidade do âmbito rural, poderá ser atendido em qualquer instituição financeira do estado de Sergipe. Em outras palavras, esta é uma iniciativa que fortalecerá suas atividades e proporcionará oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, destacou o secretário. 

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

Weslley Felix, coordenador de aquicultura e pesca da diretoria de aquicultura da Semdet, explicou que “desde o ano passado foi iniciado o processo de cadastro e esta é a primeira remessa da emissão do CAF, que veio para substituir a antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Através desta documentação, tanto os produtores, quanto os agricultores terão direito às políticas públicas de desenvolvimento por meio do Pronaf, ou seja, é mais uma porta aberta para estes trabalhadores. Nosso intuito é o de mobilizar os outros produtores da cidade para que todos os que se encaixarem nos critérios estabelecidos também tenham os benefícios garantidos através do CAF”, disse. 

 

Weslley Felix, coordenador de aquicultura e pesca da diretoria de aquicultura da Semdet

 

José Luiz Rocha, extensionista agrícola da Emdagro, destacou alguns dos pré-requisitos para os que possuem o interesse no CAF. “A Emdagro está à frente desse cadastramento, por meio desse novo sistema. E para uma maior adesão, precisamos divulgar para que os produtores venham até Emdagro, aqui na Semdet, a fim de atualizar o seu cadastro e ter acesso aos benefícios referentes ao CAF. Para isso o trabalhador precisa ser agricultor ou pecuarista familiar que tenha posse de até quatro módulos fiscais, o que equivale a 40 hectares e no caso do aquicultor o critério é que tenha até dois viveiros com lâmina d’água de dois hectares”, explicou.

 

José Luiz Rocha, extensionista agrícola da Emdagro

 

Agricultores, pecusristas e produtores rurais devidamente cadastrados

 

Durante a entrega das carteirinhas do CAF, foi notório o entusiasmo dos beneficiados, que expressaram sua gratidão à Prefeitura de São Cristóvão por facilitar o acesso a esse importante recurso. “A nova carteirinha, que se estende a todos os membros da família, representa uma grande esperança em nossas vidas porque a partir desse novo cadastro podemos buscar melhores condições para expandir os nossos negócios e melhorar nossa qualidade de vida”, frisou o carcinicultor Gilvan da Silva, que estava acompanhado da esposa Maria José Soares dos Santos, que também recebeu a carteira do CAF. 

 

Gilvan da Silva, carcinicultor e Maria José Soares dos Santos, carcinicultora

 

Quem agradeceu a Prefeitura pela iniciativa foi o agricultor José Renilson Barros. “Essa é uma iniciativa de muita importância para nós porque vai impulsionar o setor agrícola de São Cristóvão e contribuir para o crescimento dos nossos negócios e, consequentemente, da nossa cidade. Com a carteirinha em mãos agora tenho a garantia de acesso a políticas públicas voltadas à agricultura familiar, linhas de crédito e outros benefícios que só vem agregar. A Prefeitura de São Cristóvão está de parabéns por esse trabalho voltado para o nosso desenvolvimento”, pontuou. 

 

José Renilson Barros, agricultor familiar

 

Fotos: Heitor Xavier