Prefeitura de São Cristóvão define criação de plano piloto para implantação de camarão na merenda escolar

02/05/2023 - 17:07 Atualizado há 1 hora



 

A Prefeitura de São Cristóvão realizou nesta terça-feira (02) uma reunião para definir a implantação de um projeto piloto que visa inserir o camarão na merenda escolar. O encontro contou com a presença do prefeito, Marcos Santana, e membros da gestão municipal.   A iniciativa, além de garantir uma alimentação com qualidade para os estudantes da rede municipal de ensino, visa incentivar a agricultura familiar, com a aquisição desses produtos junto aos pequenos produtores, que fazem de São Cristóvão o 3° maior produtor de camarão do estado. 

 

O prefeito, Marcos Santana destaca a importância de, por meio do acesso a uma alimentação de qualidade, garantir cidadania para os estudantes das escolas municipais e o compromisso da gestão com o fortalecimento da agricultura familiar. 

 

“Nós queremos oferecer aos nossos alunos uma alimentação que seja diversificada, que inclua as pessoas e que possamos colocar nas nossas escolas aquilo que nós produzimos próximo da gente. O nosso trabalho é garantir direitos. Todo ser humano tem direito de comer o que quiser. A minha preocupação é que nós tenhamos um processo contínuo e duradouro, por isso estamos desenvolvendo esse projeto com calma, garantindo que não haja prejuízo ambiental e sanitário. É a inclusão com segurança. Além disso, a questão do incentivo à economia local é muito importante. Nosso objetivo é alcançar pelo menos trinta por cento das nossas aquisições para a alimentação nas escolas, através da agricultura familiar”, pontuou o prefeito. 

 

 

 

Marcos Santana, prefeito

 

 

Para o  secretário municipal de desenvolvimento econômico e do trabalho, Josenito Oliveira, a iniciativa tem três dimensões: da segurança alimentar, da inclusão social e do desenvolvimento econômico: 

 

“A primeira  dimensão desse projeto é a segurança alimentar, que vai atender muito bem, enriquecendo a  merenda escolar. A segunda dimensão é social, porque esse projeto promove uma inclusão social, ou seja, crianças que nunca tiveram acesso a uma proteína nobre como um camarão, terão acesso. E a terceira dimensão é econômica, pois isso vai fomentar a produção dos carcinicultores. É uma oportunidade principalmente para os pequenos produtores, para que eles possam ofertar esta proteína na merenda escolar”, concluiu Oliveira.

 

 

 

Josenito Oliveira, secretário de desenvolvimento e trabalho (centro)

 

 

Durante o projeto piloto vai ser aplicado um protocolo criado pela Diretoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para garantir a total segurança na inserção do camarão no cardápio escolar. O camarão é um item com um potencial alergênico que faz com que haja um cuidado para que seja introduzido na alimentação escolar. Será preciso verificar se as pessoas têm alergia, se já tiveram contato com o pescado, e por isso é fundamental que haja monitoramento. Além disso, o projeto prevê uma oficina de culinárias para orientar os manipuladores de alimentos das unidades de ensino a preparar o camarão e outros alimentos com segurança, como explica a estagiária em nutrição da Semed, Stéfani Oliveira, uma das autoras do estudo que embasou o protocolo. 

 

“Em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, estamos com a proposta de inauguração de uma oficina culinária sobre o preparo e manejo do camarão aos manipuladores de alimentos de São Cristóvão. Discutimos hoje  o projeto de implantação do camarão nas escolas, a orientação de manejo e responsabilidade compartilhada entre família e pais", observou. 

 

 

 

Stéfani Oliveira, estagiária em nutrição da  Semed



A secretária de educação, Deise Barroso, esclarece que essa é  a primeira vez que vai acontecer no município a inclusão do camarão na alimentação escolar. E aponta os próximos passos para implementar a iniciativa: “Nós agora iremos para a outra etapa, que vão ser a definição das escolas que vão receber o projeto piloto, para em seguida, estender a iniciativa  para as outras escolas”, salientou a secretária. 

 

 

Deise Barroso, secretária de educação

 

 

Fotos: Heitor Xavier.