Prefeitura de São Cristóvão conclui pagamento dos projetos culturais beneficiados pela Lei Paulo Gustavo

26/01/2024 - 15:37 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação de Cultura e Turismo (Fumctur), concluiu o pagamento integral dos 86 projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo no município. O cronograma estabelecido inicialmente previa a finalização das transferências até o final de janeiro, e, até a data atual (26), todos os pagamentos foram efetivados.

Os recursos destinados a esse auxílio provêm do próprio setor cultural, caracterizando um reforço financeiro originado tanto do Fundo Nacional de Cultura quanto do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Vale destacar que a cidade de São Cristóvão destinou um montante superior a R$800.000,00, para apoiar essas iniciativas culturais.

Durante o processo seletivo, foram contemplados 26 projetos voltados para a área do audiovisual e 60 projetos abrangendo diversas vertentes culturais. E um dos projetos aprovados foi o de Maria da Conceição, coordenadora da Chegança da AMI. Ela ressaltou a importância do incentivo para a preservação e difusão da cultura local. "Esse apoio é fundamental para mantermos viva a tradição da Chegança, contribuindo para a identidade cultural de São Cristóvão”.

Maria da Conceição, coordenadora da Chegança da AMI

Maria ainda detalhou sobre como o valor será fundamental para revitalizar a Chegança. "Vamos investir em pandeiros, microfones, calçados e roupas. Esses recursos serão essenciais para dar uma nova identidade ao nosso grupo. Com a entrada de novos integrantes, há a necessidade de adquirir mais vestimentas e acessórios, garantindo uma organização impecável e assegurando que a Chegança seja sempre lembrada”, disse.

Paola Santana, presidenta da Fumctur, também enfatizou a relevância do programa: "Estamos muito satisfeitos em ver o impacto positivo dessa iniciativa na comunidade cultural de São Cristóvão. Acreditamos no potencial transformador da cultura e continuaremos investindo nesse setor para fortalecer nossa identidade e promover o desenvolvimento local”, afirmou Paola.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

Fotos: Dani Santos, Jhonny Oliveira e Heitor Xavier