Prefeitura de São Cristóvão começa montagem dos palcos para o Fasc 2023

16/11/2023 - 18:03 Atualizado há 1 dia



 

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), já iniciou a montagem das estruturas dos palcos que receberão os grandes shows do 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). No momento, as equipes estão atuando nos palcos João Bebe Água, localizado na Praça São Francisco e Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo.



Para este ano, o Palco João Bebe Água, que receberá artistas como  Carlinhos Brown, Marina Sena, Liniker, Djonga, Zeca Baleiro e a banda de reggae estadunidense Groundation, terá cerca de 25 metros para comportar as bandas que possuem grande número de integrantes e contará com dois painéis de led para a transmissão ao  vivo das apresentações e um painel de fundo para a identidade visual dos artistas. Desde terça-feira (14) uma equipe trabalha na montagem da estrutura.  

 

 

Equipe trabalhando na montagem do Palco João Bebe Água

 

 

 Já a montagem do  Palco Frei Santa Cecília, que fica na Praça do Carmo,  foi iniciada nesta quinta-feira (16). O local vai receber nomes como Rachel Reis, Banda Reação, Pato Fu, Camilla Cristyne e The Baggios. Também nesta quinta começou a ganhar forma o Palco Capuchinhos, na Praça da Bandeira, onde vão se apresentar artistas como FBC, Luísa e os Alquimistas, Pérola Negra e Ferraro Trio. 

 

 

 

 

A montagem dos outros espaços do Festival, como o Largo do Rosário e Mariano Antônio, devem ser iniciados nos próximos dias. A expectativa é que até o dia 28 de novembro toda a estrutura esteja pronta para receber o público que vai participar do Festival.

 

De acordo com a diretora-presidenta da Fumctur, Paola Santana, a montagem da estrutura dos palcos no Centro Histórico acontece de maneira diferenciada de outros eventos em outros locais da cidade, pois necessita de um cuidado especial por se tratar de um patrimônio tombado pelo IPHAN. 



“O trabalho de programação para montagem desses espaços inicia no primeiro semestre do ano, quando começamos a confirmar as bandas que traremos. A partir disso nós dialogamos com a equipe técnica para verificar o que é possível executar, dentro das particularidades da cidade e respeitando o patrimônio”, explica a diretora-presidenta. 

 

 

Paola Santana, diretora-presidenta da Fumctur/ Foto: Heitor Xavier

 

 

O Fasc

 

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.



Com mais de 51 anos de história, o FASC é um dos maiores eventos do Nordeste. A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. O Festival contará com apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. 



O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade. Confira a programação completa. 

 

 

Fotos: Dani Santos.