Prefeitura de São Cristóvão abre credenciamento para profissionais da cultura que desejam se apresentar no São João e outros eventos do município

16/04/2024 - 16:40 Atualizado há 7 horas

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), abriu nesta terça-feira (16), o credenciamento para profissionais da cultura que desejam participar dos eventos promovidos pelo município, dentre eles, o "São João da Tradição". As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Prefeitura, pelo banner: “Credenciamento dos Profissionais da Cultura”.

Através do credenciamento, poderão ser contratados serviços de técnicos, artistas e/ou grupos artísticos das mais diversas áreas de manifestação cultural, e atividade de formação: Música, Audiovisual, Teatro, Danças, Circo, Literatura, Cultura Popular afro-brasileira e Artes Visuais, Moda e Artesanato.

Segundo Paola Santana, diretora-presidente da Fumctur, o processo de credenciamento funciona como um mecanismo de seleção para artistas e profissionais. "Ele serve como uma triagem para a contratação de atividades culturais ao longo do ano no município. Inicialmente, esse processo será utilizado para as atividades relacionadas ao São João, assim como para outros eventos futuros. Nosso objetivo é incluir profissionais da área da cultura, palestrantes e demais interessados em apresentar projetos para a cidade".

Paola Santana, diretora-presidente da Fumctur

Ainda segundo Paola, o credenciamento é permanente, mas para aqueles que desejam se apresentar nos festejos juninos do município em 2024, as inscrições devem ser feitas até 28 de abril.

A contratação dos serviços realizados é voltada para aqueles que preencherem todos os requisitos expostos no edital e os contemplados permanecerão credenciados pelo prazo de um ano, período que pode ser prorrogado anualmente conforme demanda da administração pública. É importante que estejam atentos aos documentos necessários para efetivar a contratação, que variam de Pessoa Física para Pessoa Jurídica e outros critérios, como maioridade, residência e tempo de experiência comprovado.

Trinta minutos é o tempo mínimo estipulado para cada atividade artística, que deverá ter no máximo 120 minutos de duração, conforme programação determinada pelo Gabinete do Prefeito e/ou Fumctur. Cada proponente poderá realizar até 04 inscrições presentes no edital, necessitando comprovar a atuação em cada uma delas.

O edital completo está disponível no site da Prefeitura de São Cristóvão, cujo endereço é o www.saocristovao.se.gov.br. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (79) 98131-5293 ou pelo email fumctur@saocristovao.se.gov.br

Foto: Heitor Xavier