Prefeitura capacita novos talentos no ramo da beleza em parceria com o Senac

12/09/2023 - 18:02 Atualizado há 18 horas



 

Por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), a gestão municipal da Cidade Mãe de Sergipe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), segue investindo em novos talentos e fomentando o empreendedorismo através de qualificações profissionais. Nesta terça-feira (12), encerrou-se uma turma com 12 pessoas certificadas para área de beleza com conhecimento em Práticas de Trabalho de Cabeleireiro. 

 

Para Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho, a parceria entre o município e o Senac possibilita à população meios para o crescimento social e econômico. A gestão busca sempre o investimento e o incentivo ao empreendedorismo local e abertura de novas vagas de emprego, dessa forma, torna-se possível a qualificação profissional para os  sancristovenses. 

 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho

 

 

“É essencial essa iniciativa de qualificação profissional aqui na nossa cidade, facilitando a ingressão no mercado de trabalho, que hoje em dia está cada vez mais restrito no ponto de vista da qualificação e certificação profissional. Então, é uma ação significativa para a vida das pessoas, e que elas aproveitem o máximo”, ressalta Neusa. 

 

 

 

 

Albertina Melo, instrutora de educação profissional do Senac, explica que o curso de Práticas de Trabalho de Cabeleireiro tinha uma carga horária de 40 horas e que se tratava de técnicas de escovação e cortes, principalmente, mas que ao longo dos cursos, os interessados conseguiam aprender desde uma boa administração do próprio negócio às práticas de cabeleireiro. Finalizamos mais uma turma, no total são 12 alunos com certificação para o mercado de trabalho. Foi uma turma maravilhosa, que me surpreendeu muito. Foram dedicados e todos estão praticando o que foi proposto com excelência”. 

 

 

 

Albertina Melo, instrutora de educação profissional do Senac

 

 

Empreendedorismo 

 

Os cursos de qualificação profissional, além de preparar para o mercado de trabalho no ramo da estética e beleza, preparam os alunos para a iniciativa empreendedora, seja ela de forma individual ou em sociedade. 

 

 

 

 

Na turma tinha alunos que foram para somar conhecimento para sua carreira, pois já estão com as ideias de investimento prontas e preparados para “colocar a mão na massa”, como é o caso de Marcos Vinicius, de 18 anos, que há um ano já é barbeiro. “Esse curso abrange mais a área feminina, e é uma nova experiência para mim e que irei levar para o meu negócio, foi uma oportunidade de expandir minha clientela, agora posso atender mulheres também”. 

 

 

Marcos Vinicius, de 18 anos

 

 

Há alunas que foram por curiosidade e no curso aguçaram seu talento e o desejo de seguir a profissão, como compartilha Maria Eloiza dos Santos, de 22 anos e iniciante no ramo da beleza. “ Meu interesse pelo curso surgiu a partir do momento que eu comecei a gostar da área da beleza, minha cunhada já trabalha na área e me incentivou bastante. O processo de aprendizagem superou minhas expectativas, a professora é muito paciente e maravilhosa, ensina super bem. Agora, vou sempre participar de cursos, buscar sempre me atualizar nesse ramo de trabalho e investir”. 

 

 

Maria Eloiza dos Santos, de 22 anos

 

 

Izabella Souza de Sá, 28 anos e também iniciante no ramo da beleza, partilha que o dom para cuidar de cabelos é de família. “O interesse pelo curso surgiu através da minha avó que tem 39 anos de carreira na profissão de cabeleireira. Apesar dela ser, eu nunca tive contato com corte de cabelos, escova nem nada relacionado e o processo de ensino foi maravilhoso, foi bastante produtivo, as técnicas foram bem ensinadas, hoje me sinto confortável em trabalhar com isso”. 

 

 

 

Izabella Souza de Sá, 28 anos



 

Fotos: Heitor Xavier