Prefeitura abre inscrições para o Concurso de Cartazes da 38º edição do FASC

22/09/2023 - 16:28 Atualizado há 1 dia



 

Por intermédio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), o “Concurso do Cartaz oficial do 38º FASC” está com inscrições abertas para interessados em elaborar uma arte visual que demonstra a histórias do Festival de Artes de São Cristóvão. A arte vencedora, além de ter espaço no acervo do município, receberá premiação no valor individual de R$ 5 mil reais. O edital e o formulário para as inscrições estão disponíveis no site da Prefeitura de São Cristóvão . Os interessados podem se inscrever até 06 de novembro. 

 

O concurso visa estimular a produção emergente em artes visuais, em âmbito nacional, por meio da realização dessa exposição e divulgação do trabalho dos artistas, proporcionando à sociedade um evento cultural relevante e de boa qualidade. 

 

Em comemoração aos 51 anos do Festival de Artes de São Cristóvão, será selecionada a obra que melhor representa a história do festival e da Cidade Mãe de Sergipe, além de retratar sua relevância cultural e patrimônio, a importância para o desenvolvimento econômico da cidade, a promoção e a difusão de atividades artísticas e culturais de Sergipe. 

 

Para a presidenta da Fumctur, Paola Santana, o concurso é importante para além de divulgar o festival, resgatar uma tradição. “É uma forma de regularizar e bonificar pessoas que se interessam em produzir uma peça de arte para entrar no acervo do município, então, gostaria de que o máximo de pessoas participassem e que a gente recebesse várias peças lindas como em outros anos”. 

 

Paola Santana, presidenta da Fumctur

 

 

Inscrições 

 

As inscrições para a seleção das obras de artes são gratuitas e podem ser feitas até o dia 06 de novembro. Serão aceitas inscrições de pessoas físicas, incluindo coletivos de artistas, diretamente responsáveis pela criação e execução de suas obras. Cada interessado poderá se inscrever com até duas propostas, sendo uma individual e uma coletiva. 

 

As obras selecionadas serão julgadas por uma Comissão de Seleção composta por representantes da Fumctur e da Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em que serão avaliadas a partir de critérios como: clareza e conformidade com o edital; comunicação do tema proposto no cartaz; além da estética e originalidade do cartaz.

 

O resultado preliminar será divulgado no dia 07 de novembro e o resultado definitivo dia 10 de novembro no site da Prefeitura e o vencedor levará um prêmio no valor individual de R$ 5 mil. O cartaz será utilizado como peça principal de divulgação do 38º Festival de Artes de São Cristóvão, bem como servirá de base para as peças de comunicação visual de todo o Festival e seus espaços. 

 

 

Documentação necessária 

 

Para realizar a inscrição, basta acessar o formulário digital disponível onde deverão ser anexados os seguintes documentos:

 

Memorial descritivo;

Memorial (tamanho máximo de até 2 páginas), com texto sucinto sobre a peça, em linguagem clara e objetiva;

Currículo sucinto do(s) artista(s), constando o seu nome civil, nome artístico, endereço, telefone, endereço eletrônico, formação, exposições realizadas e outras atividades profissionais;

Cópia do RG, do CPF e do comprovante de residência atualizado do candidato;

Em caso do(s) artista(s) nomear (em) um representante legal para o ato de inscrição, deverá ser anexada procuração devidamente registrada em cartório;

Ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada e legível;

Arquivo em meio digital em alta resolução em extensão PDF ou JPG. 

 

 

Foto: Heitor Xavier