Prefeitura abre exposição do artista Mestre Passos na Galeria de Artes Vesta Viana  

12/03/2024 - 18:16 Atualizado há 5 horas



A Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) inaugurou nesta terça-feira (12) a exposição "Sob as mãos, o entalhe. Sobre os passos do luthier. Entre saberes, pinturas e esculturas de Mestre Passos” na Galeria de Artes Vesta Viana, evidenciando as obras do renomado artista sancristovense, José Santos de Araújo, mais conhecido como Mestre Passos.

 

 

A mostra, que permanecerá em exibição até o dia 12 de abril, apresenta uma diversidade de peças confeccionadas pelo artesão, incluindo sua paixão pela nautimodelagem, refletida nas réplicas de embarcações e pinturas em telas. Além disso, destaca instrumentos musicais de corda, como violões, violinos, violoncelos e contrabaixos, e instrumentos medievais exclusivos para o conjunto sergipano de música renascentista, Renantique, que participou do evento, apresentando ao público os instrumentos e suas músicas.

 

 

 

Nascido na data da Festa de Nosso Senhor dos Passos, Mestre Passos revela que seu apelido remete à celebração, tornando-se sua identidade ao longo dos anos. Sua obra retrata elementos da Cidade Mãe de Sergipe, fortalecendo a identidade sancristovense e a cultura local.“Este é um trabalho que eu estou expondo pela primeira vez neste espaço, espaço este que eu gostaria de enaltecer porque é maravilhoso. Sou muito agradecido pela Prefeitura nos proporcionar esta oportunidade de expor na Galeria, que é localizada no Centro Histórico da Cidade, no coração de São Cristóvão, sendo acessível para todos”, revelou. 

 

Mestre Passos, artista plástico, artesão e luthier

 

Sobre a sua obra, Mestre Passos revela que os visitantes podem se permitir à imersão em três exposições diferentes em um mesmo espaço, explorando desde as esculturas, até o ambiente do luthier e das pinturas. “O nautimodelismo apresenta embarcações em miniatura com uma representatividade histórica. Em 1963, quando não havia energia na cidade, essas embarcações traziam lenha para abastecer São Cristóvão. Além disso, exponho pinturas, incluindo uma visão urbana da cidade, e a lutheria, em colaboração com o grupo Renantique, onde construo instrumentos medievais do tempo da Renascença”, detalhou.

 

 

 

 

 

 

Milena Almeida, museóloga e uma das coordenadoras da Galeria Vesta Viana, juntamente com Laís Santos destaca a importância da parceria com Mestre Passos desde a montagem da exposição, evidenciando não apenas suas obras, mas também sua presença em diferentes dimensões. “A exposição foi construída em conjunto com o Mestre Passos,  com cada fase do processo contando com a participação ativa dele. Por isso esta exposição transcende as obras físicas, porque nos revela a  presença do Mestre em várias facetas, o que é muito gratificante para nós”, declarou Milena. 

 

Milena Almeida e Laís Santos, coordenadoras da Galeria de Arte Vesta Viana

 

A presidente da Fumctur, Paola Santana, ressalta a importância de valorizar artistas locais e promover a riqueza cultural de São Cristóvão. “A concepção da Galeria surgiu após a criação da Escola de Arte Vesta Viana, que foi um sucesso no Fasc. Recuperamos este prédio maravilhoso, conhecido por grande parte dos moradores da cidade, e hoje mantém uma movimentação ativa durante todo o ano, oferecendo uma programação dinâmica com artistas locais e nacionais”, destacou Paola.

 

Paola Santana, presidente da Fumctur / Foto: Heitor Xavier

 

Visitantes

 

Ítala Aben Athar é guia de turismo e professora do Senac. Ela ensina jovens no curso para monitores em espaços fechados, a exemplo de museus. Ela avalia a Galeria de Arte Vesta Viana, especificamente a exposição do sancristovense Mestre Passos, como de suma importância para que os seus alunos tenham mais embasamento e conhecimento para transmitir aos visitantes. “A vinda desses meninos é de suma importância para que haja um resgate da cultura popular através da arte, além de ser interessante que eles conheçam todos os espaços culturais, para transmitirem tais conhecimentos aos visitantes onde eles forem monitores. Para que saibam ainda mais sobre o que é São Cristóvão e o que a cidade tem a oferecer”. 

 

Ítala Aben Athar é guia de turismo e professora do Senac

 

Bruno Galvão, morador de São Cristóvão, Jovem Aprendiz do Senac e monitor de espaços culturais, avaliou a exposição como fundamental para o turismo local e  demonstrou o seu entusiasmo com a possibildiade de transmitir esse conhecimento para outros visitantes. “É incrível conhecer a cultura da cidade, seus monumentos e ambientes de visita, especialmente os artistas locais. Como monitor destes espaços, sinto a necessidade constante de adquirir mais conhecimento para transmitir aos demais. Que todos tenham a oportunidade de conhecer o que é nosso e valorizar nossa rica herança cultural", avaliou. 

 

Bruno Galvão, estudante e Jovem Aprendiz

 

O artista plástico Joel Dantas, viajou da capital para apreciar a obra de Mestre Passos. “Para estar aqui em São Cristóvão, eu não medi distância, nem esforços. Vim de Aracaju para apreciar e valorizar a exposição de um artista tão expressivo nas artes e na simplicidade como Mestre Passos. Ele tem uma abordagem única ao preservar a cultura das embarcações, as atividades náuticas, a história da cidade e a escultura de santos. Suas habilidades como luthier mostram que ele é verdadeiramente um artista múltiplo”.

 

Joel Dantas, artista plástico

 

O fotógrafo Nailson Moura, amigo de longa data do Mestre Passos, não hesitou em comparecer ao evento e prestigiar as obras que ele tanto aprecia. “Conheci passos há 10 anos, sou fotógrafo documentarista e fotografando os artesãos de Sergipe, me encantei e me tornei amigo. A cultura é fundamental em vários aspectos e a importância do poder público atuar fomentando a cultura, faz com que ela sobreviva. Historicamente a cultura sempre necessitou de apoio, não é de hoje. Por isso o apoio da Prefeitura é de fundamental importância, porque apresentar um artista como Passos, com um trabalho ligado à cidade, é imprescindível que todos conheçam”, explicou. 

 

Nailson Moura, fotógrafo

 

Silvânia Poderoso, técnica na área de restaurante, veio de Aracaju para conhecer a obra do artista e aproveitou a ocasião para falar do seu encantamento com a cidade histórica e relatou o acesso às suas memórias ao ver as obras expostas. “Esta exposição grandiosa é muito importante não apenas para o município, mas para o estado como um todo. Eu sou fascinada por todos os eventos culturais da cidade, mas não conhecia a obra deste sancristovense. Incrível como é tudo tão grandioso, um artista multifacetado, que ao mesmo tempo exala tanta humildade. Eu sou ribeirinha das margens do Rio São Francisco e quando vejo as obras que retratam as embarcações, eu me sinto navegando e volto aos meus antepassados. É gratificante estar aqui”, disse.

 

Silvânia Poderoso, técnica na área de restaurante

 

Funcionamento

 

A Galeria de Artes Vesta Viana fica localizada na Praça da Matriz, no Centro Histórico de São Cristóvão, ao  lado da Casa da Queijada, e funciona de terça à sexta-feira das 08h às 17h e aos sábados, das 09 às 13h.

 

Fotos: Dani Santos