Prefeitura abre cadastro para grupos de Capoeira e Maculelê de São Cristóvão

09/09/2021 - 17:37 Atualizado há 5 horas

Com o intuito de preservar tradições, impulsionar ações voltadas para população negra e ampliar novas práticas de atividades físicas, a Prefeitura de São Cristóvão está abrindo um cadastro para grupos de Capoeira e de Maculelê do município. O cadastro pode ser feito através do (79) 3045-4937 ou do (79) 99858-7037, contatos da Coordenadoria Municipal de Promoção e Igualdade Racial.

De acordo com Acácia Maria Santos, coordenadora de Promoção e Igualdade Racial da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), os responsáveis pelos grupos responderão um questionário informando nome do grupo, número de componentes, nomes dos responsáveis, dentre outras questões.

Segundo ela, o intuito é aproximar esses grupos da Prefeitura, para que eles possam participar de diversas ações no município. “Nossa intenção após realizar o cadastro é oferecer rodas de conversa com esses grupos, levá-los para as escolas e praças, para que eles possam falar sobre a história destas tradições e ensinar essas práticas para nossa população. É maneira de ampliar a prática de atividades físicas e preservar a cultura”, informou.

O cadastro para grupos de Capoeira e de Maculelê é uma das vertentes do Mapeamento de Povos Tradicionais e funcionará de maneira permanente.