Prefeito Marcos Santana recebe equipes do Iphan para alinhar processos finais das obras que receberam recursos do PAC

12/04/2024 - 17:37 Atualizado há 1 hora



Nessa quinta-feira (11), o prefeito Marcos Santana recebeu equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Cristóvão com o objetivo de visitar os diversos bens tombados pelo órgão e aqueles que serão beneficiados por investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

 

 

 

 

 

A superintendente do Iphan/SE, Maíra Campos, destaca que uma das equipes veio diretamente de Brasília representando o Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (DAEI) para visualizar in loco quais as ações que foram contempladas pelo novo PAC. Informa ainda que são seis espaços que os recursos serão destinados: antiga sede da Prefeitura Municipal, Sobrado do Balcão Corrido, Casa de Câmara e Cadeia, Esplanada da Estação Ferroviária junto com a Rodoviária e a Capelinha, Convento São Francisco e Museu de Arte Sacra. 

 

 

Maíra Campos, superintendente do Iphan/SE

 

 

 

 

Estação Ferroviária 

 

 

“Dessas obras mencionadas, já firmamos termos de compromisso com o município para a restauração do Balcão Corrido e da sede da antiga Prefeitura, e hoje viemos verificar o andamento do processo. Além disso, também viemos em busca de firmar parceria para fechar outros termos de compromisso de bens tombados aqui na cidade. Entendemos que é um grande momento de investir na restauração desses bens e são obras que o Iphan estava há muito tempo buscando uma forma de viabilizar a execução, e finalmente chegou esse momento”, pontua Maíra.  

 

 

Prédio da antiga Prefeitura 

 

 

Sobrado do Balcão Corrido 

 

 

Cynara Ramos, chefe da Divisão Técnica do Iphan/SE, compartilha que a licitação já feita pela prefeitura em relação ao Balcão Corrido e ao prédio da antiga Prefeitura está em processo de análise. Ambos os espaços receberam pelo PAC um recurso superior a R$3 milhões de reais. Entretanto, o encontro não se resumiu a apenas estes bens. Apesar de ser apenas um diálogo em relação a entrada de outros projetos, a conversa está em um nível adiantado, pois já existe uma sinalização da captação dos recursos que já tem disponível. 

 

 

Cynara Ramos, chefe da Divisão Técnica do Iphan/SE

 

 

“Aproveitando esse encontro, está acontecendo uma conversa sobre abraçar outras obras, uma delas é o largo do complexo Ferroviário e Rodoviário. Trata-se de um projeto que está recebendo ajustes, de acordo com as necessidades do município, porque houve algumas alterações. Com isso, poderemos firmar termo de compromisso para que a prefeitura execute mais essa obra aqui”. 

 

 

Preservação da história 

 

Daniel Sombra é o diretor substituto do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (DAEI) do Iphan e veio de Brasília conhecer de perto os espaços que serão reestruturados e os novos projetos. 

 

 

Daniel Sombra, diretor substituto do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais (DAEI)

 

 

Toda a equipe do Iphan dividiu a vista em dois momentos. Pela manhã foi realizada a visita in loco em todos os espaços acompanhado do prefeito Marcos Santana. E à tarde, se encontraram em uma sala de reunião para discutirem e apresentarem os novos projetos que já estão em andamento. 

 

 

 

 

“São ações que serão realizadas através do novo PAC pelo Iphan, em uma parceria com a prefeitura. Então esse foi o momento de pactuar essas ações, em breve a gente já vai estar começando as obras do Balcão Corrido e da antiga Prefeitura, são as duas primeiras obras. Além destas, foi conversado sobre os outros projetos que serão incluídos, para que possamos começar todas as obras este ano”, destaca Daniel. 

 

Daniel reforça que as duas primeiras reformas serão realizadas em breve por estar com processos adiantados, quanto aos outros projetos, será aguardado as atualizações para liberar os próximos termos de compromisso que permite a Prefeitura fazer as licitações e iniciar as obras. 

 

 

 

 

“A gente quer iniciar todas essas obras esse ano para fazer uma boa ação aqui nesse importante patrimônio mundial da humanidade. São ações permanentes do Iphan de conservação, nosso órgão tem se tornado parceiro de São Cristóvão, um parceiro importante, e entendemos que é uma missão que não pode ser dada apenas ao município, mas também tem a participação do nosso órgão”, finaliza o diretor do DAEI. 

 

Na reunião da tarde, foi apresentado o projeto arquitetônico do Centro de Interpretação e Memória Digital de São Cristóvão, que será instalado no prédio da antiga Prefeitura. O plano foi concebido pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda, que também atua como superintendente do Instituto Banese, entidade encarregada do desenvolvimento do projeto do Centro.

 

 

 

 

Ézio Déda, superintendente do Instituto Banese

 

 

“Há quase um ano desenvolvemos os estudos preliminares para a construção do Centro de Interpretação Turística de São Cristóvão. Trata-se de um equipamento inovador e voltado para apresentar, de forma interativa e imersiva, os conteúdos relativos à história, cultura e identidade do município. Será um espaço com a capacidade de se articular e potencializar a vivência com os outros excelentes espaços de memória já existentes na cidade”, explica Ézio. 

 

De acordo com o prefeito da cidade, Marcos Santana, o desejo é que todas as obras sejam iniciadas ainda neste semestre. “Muito em breve vamos dar ordem de serviço para as duas primeiras restaurações, e as demais obras estamos preparando o orçamento, o projeto em si, para que possamos iniciar todas ainda este semestre. São legados que estamos nos esforçando para deixar para vocês, espaços que preservam a história e deixarão São Cristóvão mais bonita”. 

 

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão 

 

 

O secretário de Infraestrutura, Júlio Júnior, complementou a fala do prefeito, enfatizando a importância dessas iniciativas. “São equipamentos muito importantes para a cidade, são formas de entretenimento voltado para a nossa história, com equipamentos modernos, e que deixarão nossa cidade mais bonita, mais atrativa para o turismo e para os sancristovenses”. 

 

 

Júlio Júnior

 

Aproveitando a vinda à quarta cidade mais antiga do Brasil, todos visitaram vários pontos turísticos da cidade, conhecendo suas belezas e histórias.

 

 

 

 

Fotos: Dani Santos