Praça São Francisco é homenageada no lançamento do livro ‘Patrimônios do Brasil’ em São Cristóvão

27/12/2022 - 16:54 Atualizado há 2 dias



Na manhã desta terça-feira (27), o Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, e o vice-prefeito de São Cristóvão e deputado estadual eleito, Paulo Júnior, ao lado de entidades institucionais e municipais participaram do lançamento do livro 'Patrimônios do Brasil’, no Paço Municipal. A obra da editora Lucca Cultura é um projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, que conta com patrocínio da Chesf, Modulax, Banco do Nordeste, MR Mineração, e possui realização do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura.

 

 

O livro é um guia detalhado dos 16 patrimônios culturais do Brasil, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e declarados como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nele, um dos sítios homenageados é a Praça Francisco em São Cristóvão, que recebeu o título de patrimônio cultural mundial em 2010, e é apresentada pelo especialista e historiador Thiago Fragata, e com fotos do fotógrafo Adilson Andrade.

 

O evento de lançamento contou com a entrega de exemplares da obra a representantes de entidades de instituições relevantes como a Semed, UFS, UNIT, IFS, Fecomércio, Iphan, dentre outros. Além disso, a outra parte dos exemplares também será doada aos museus e bibliotecas locais. 

 

Prefeito Marcos Santana, vice-prefeito e deputado estadual eleito Paulo Júnior e entidades representativas

 

Em sua fala, o Prefeito Marcos Santana agradeceu a colaboração dos patrocinadores na realização da obra e destacou a participação do ex-governador Marcelo Déda como alguém fundamental na luta pelo título da Praça São Francisco como patrimônio mundial. 

 

“Esse companheiro foi fundamental e que acreditou para que a praça fosse chancelada como patrimônio cultural mundial da humanidade. E esse patrimônio precisa ser mostrado neste catálogo, tanto no Brasil quanto fora dele, para que possamos colocar a Praça São Francisco como vitrine do atrativo turístico em São Cristóvão. Devemos apresentar esse monumento como uma praça viva e palco dos eventos culturais e apresentações artísticas e nós temos lutado por isso, e é o nosso papel de garantir uma vida boa para quem mora nessa cidade para que eles possam se sentir pertencentes dessa história, e que possam defender a nossa Praça e o nosso Centro Histórico”, disse.

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

Para Thiago Fragata, historiador convidado para participar do livro, esse lançamento representa um momento de retomada para o turismo no Brasil e em Sergipe. “São Cristóvão possui um potencial inestimável e que não é só a Praça. Eu digo que ela é uma isca para que os turistas conheçam lugares como o Cristo, a história da Irmã Dulce, nós temos um estuário maravilhoso então a cidade não é só Praça, e sim um dos nossos principais cartões postais”, ressaltou. 

 

Thiago Fragata, historiador 

 

Já o fotógrafo convidado, Adilson Andrade, comentou que foi uma honra ser chamado para participar do catálogo. “Eu enquanto sergipano fico muito feliz por essa oportunidade, principalmente porque esse guia nacional permitirá que o Brasil inteiro conheça esses monumentos históricos”, acrescentou.

 

Adilson Andrade, fotógrafo

 

Representando um dos patrocinadores envolvidos, o superintendente estadual do Banco do Nordeste, César Santana, pontuou a necessidade do evento como uma forma de reconhecimento da cultura, assim como a importância de São Cristóvão enquanto a quarta cidade mais antiga do país e berço do povo sergipano. “Para nós que fazemos o Banco do Nordeste, um banco regional nordestino e conterrâneo, e ver a cultura como uma expressão de arte e da importância de um evento nós nos somamos com a editora na realização deste grande evento”, falou.

 

César Santana, superintendente estadual do Banco do Nordeste 

 

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e secretário municipal de desenvolvimento econômico e do trabalho (SEMDET), Josenito Oliveira, salientou que esse catálogo irá levar o nome de São Cristóvão para o mundo. “O nosso ponto forte daqui é o turismo e ter um equipamento que é patrimônio da humanidade nos enche de orgulho e esse movimento que está acontecendo faz com que possamos atrair mais turistas para nossa cidade”, finalizou.

 

Josenito Oliveira, presidente do COMTUR e secretário da SEMDET

 

Fotos: Heitor Xavier