Povoado Cabrita ganha nova equipe de Saúde da Família para ampliar o atendimento à população do território

18/07/2023 - 22:40 Atualizado há 9 horas

A partir desta semana, São Cristóvão conta com mais uma equipe completa de Saúde da Família, implantada na Unidade de Saúde Maria Luiza Nascimento, no povoado Cabrita. Com a soma dos novos profissionais, a Cidade Mãe, que anos antes tinha apenas 11 equipes como essa operando, passa a ter 28 equipes para acolher e cuidar da saúde de seus moradores. Essas equipes contam com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e educadores físicos.

Anteriormente, a população da Cabrita era atendida às segundas e quintas-feiras pela equipe de Saúde da Família do povoado Várzea Grande, que atuava de maneira volante em dias alternados. Com a aquisição da nova equipe, o povoado Cabrita passa a ter atendimento médico fixo por toda a semana, bem como a equipe da Várzea Grande, que passa a ser fixa para atendimento diário do povoado e adjacências. Dessa forma, o município consegue uma maior cobertura de assistência à saúde e uma melhor resolutividade na Atenção Básica à Saúde.

Fernanda Santana, Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão, explica que a decisão de aumentar o número de profissionais de saúde nesses espaços foi fruto de um olhar cuidadoso para o território e estudos relacionados ao número populacional e ao contexto de cada região.

“Nesse momento, a equipe já está funcionando. Entendemos a importância e o impacto que elas podem trazer para a saúde da população dessas duas localidades. E não só Várzea Grande e Cabrita ganharão com essa aquisição, mas todos os povoados circunvizinhos, porque em vez de estarmos dividindo uma equipe em vários povoados, acrescentamos mais profissionais para ofertar a saúde em que acreditamos”, afirma a Secretária.

Fernanda Santana, Secretária Municipal de Saúde de São Cristóvão

Para Letícia Renata, gerente da UBS Maria Luiza Nascimento, a chegada da equipe é um ganho muito grande, tanto para a população quanto para a gestão.

“Junto com a nova equipe, também veio a educadora física, então agora podemos fazer a promoção à saúde, ajudar nas práticas de atividades físicas para pessoas hipertensas e diabéticas. Também conseguimos criar grupos de apoio, a exemplo de tabagistas e gestantes. Agora podemos fazer mais trabalhos nas escolas também. Antes tínhamos que priorizar os atendimentos. Agora, com uma equipe fixa, conseguiremos também fazer ações de atenção à saúde”, explica Letícia.

Letícia Renata, gerente da UBS Maria Luiza Nascimento

O médico Rafael Valença espera poder somar bastante no atendimento à população, que, segundo ele, recebeu-o muito bem. “Já fiquei feliz com a receptividade e espero poder somar e ajudar essa população, que eu sei que precisa e eu sei que a Secretaria de Saúde olha muito para esse povo. É só o começo e temos muito a fazer”, anima-se Rafael.

Rafael Valença, médico da UBS Maria Luiza Nascimento

Mais equipes a caminho

Mais uma equipe de Saúde da Família completa já foi solicitada ao Ministério da Saúde (MS), dessa vez para o povoado Rita Cacete. Assim como Cabrita, Rita Cacete é atendido por uma equipe de saúde que se apoia no povoado Colônia Miranda. Ao receber novos profissionais de saúde, também contará com uma equipe fixa.

O município aguarda o credenciamento dessa equipe pelo MS. A perspectiva é que, nos próximos meses, com a liberação do ministério, a nova equipe de Rita Cacete inicie os seus trabalhos.

Fotos: Clara Dias