Parceria entre SMS e pós-graduação médica oferta ultrassonografias para mulheres de São Cristóvão

19/12/2023 - 19:50 Atualizado há 15 horas



A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, através de seu eixo de Integração Ensino-Serviço, firmou uma parceria com o GEUS - Grupo Especializado em Ultrassonografia, para que médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia pós-graduandos em ultrassonografia realizem exames gratuitos nas mulheres usuárias do SUS São Cristóvão. A primeira rodada de exames foi promovida no último fim de semana no Centro Médico Jouberto Uchôa - localizado no Complexo de Saúde DeCós em Aracaju, e garantiu o acompanhamento à saúde de 26 mulheres gestantes.

 

A parceria tem como objetivo realizar ultrassonografias obstétricas, morfológicas, pélvicas e transvaginais em mulheres residentes da Cidade Mãe que se encontram na fila de espera da regulação para esses exames. Serão disponibilizadas 13 vagas por dia para o atendimento e os exames serão feitos de acordo com o cronograma do curso, sendo executados em um ou dois finais de semana por mês, a depender do calendário, sempre aos sábados e domingos, durante o período de um ano a partir deste mês de dezembro.

 

Sayonara Carvalho, diretora de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão, reforça a importância da parceria para a integração ensino-serviço e comunidade, uma vez que a iniciativa abrange um curso de pós-graduação que irá atender as necessidades da população. “Os profissionais já são médicos graduados e especializados em ginecologia e obstetrícia e o curso é voltado para formá-los também como ultrassonografistas”, pontua.

 

Sayonara Carvalho, diretora de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão

 

A demanda para exames em São Cristóvão tem aumentado e essa parceria se torna uma importante ferramenta para acelerar o atendimento e diminuir o tempo de espera na fila dos serviços especializados. Atualmente, o município possui uma fila de espera de mais de 5 mil solicitações de exames de ultrassonografia. Dessa forma, levar essas mulheres para realizarem seus exames junto ao curso parceiro em Aracaju abre novas vagas no serviço especializado da Cidade Mãe e permite o acesso a mais usuárias.

 

O coordenador do curso de pós-graduação em ultrassonografia do GEUS, Dr. Caio Werner Santana, explica que os médicos participantes têm aulas teóricas e práticas, sendo as práticas realizadas no Hospital DeCós. A ideia é que os profissionais executem os exames em pacientes reais sobre a supervisão de médicos já especialistas na área de ultrassom, e para possibilitar o contato prático, a instituição fez uma captação de pacientes por meio de formulários internos, bem como através da parceria com o município de São Cristóvão.

 

“A cada módulo, vamos ter um tipo de exame específico, não serão apenas gestantes. Esse primeiro módulo em que iniciamos a parceria foi voltado para ultrassonografias obstétricas, então captamos gestantes, mas haverão outros módulos, por exemplo, voltados à questão de patologias genitais femininas, vamos ter módulos sobre endometriose, sobre exames morfológicos. A cada módulo, vamos ter o exame ofertado e a captação das pacientes será feita com esse fim. Se torna uma parceria benéfica para ambos os lados, já que os alunos precisam ter esse contato com pacientes e as pacientes serão examinadas de forma bem minuciosa e detalhada”, afirma o coordenador.

 

Dr. Caio Werner Santana, coordenador do curso de pós-graduação pelo GEUS

 

Além da minúcia na realização dos exames, que serão feitos com mais calma e cuidado, segundo o coordenador do curso, as pacientes receberão o laudo com as imagens liberadas pelos médicos especialistas supervisores. O próximo módulo que acontecerá em janeiro já está sendo preparado pela equipe.

 

Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher de São Cristóvão, conta que, por meio da Portaria da Rede Cegonha, as gestantes do município têm direito a três ultrassonografias ofertadas pelo SUS durante a gestação. Muitas pessoas conhecem o exame para descobrir o sexo da criança, mas ela é mais importante e possibilita ver o crescimento e desenvolvimento da criança e da saúde da mãe. 

 

“Esse exame já é realizado aqui pelo Centro de Especialidades, mas essa força que a universidade está dando também é muito importante, porque, além de agilizar ainda mais os exames, também traz essa vinculação para o município. Esses exames estão dentro do programa Mães da Cidade Mãe,e temos incentivado a realização e garantindo a presença de acompanhantes das gestantes, que é garantido por lei”, reforça Maria Helena.

 

Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher de São Cristóvão

 

Brenda Nascimento foi uma das mulheres sancristovenses atendidas neste fim de semana e afirma que gostou da ação: “Fui bem atendida, me examinaram muito bem, meu bebê está bem. Gostei muito da parceria com o SUS levando a gestante para fazer a ultrassom e espero que tenha mais vezes. Estão de parabéns”.

 

Brenda Nascimento, usuária do SUS São Cristóvão

 

Fotos: Clara Dias, Heitor Xavier e Iandra Dantas