Parceria entre Prefeitura e Senac capacita mulheres para o mercado de trabalho

29/09/2023 - 14:51 Atualizado há 2 dias



Na busca por proporcionar capacitação profissional à população de São Cristóvão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (Semdet) estabeleceu uma parceria com o Senac para a realização do Curso de Auxiliar de Cozinha. As aulas estão sendo ministradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Cristóvão e contam com a participação de 20 alunas inscritas. Em breve, essas alunas estarão prontas para ingressar no mercado de trabalho com suas habilidades aprimoradas.

 

Neusa Malheiros, diretora do Trabalho da Semdet, enfatizou a importância desse programa para a comunidade local. "Nosso principal objetivo é criar oportunidades para que a população adquira conhecimentos e habilidades que os capacitem para o mercado de trabalho. O Curso de Auxiliar de Cozinha representa mais uma etapa de uma série de iniciativas destinadas a aprimorar as perspectivas de empregabilidade da população de nossa cidade", destacou. 

 

Neusa Malheiros, diretora do Trabalho da Semdet

 

A professora responsável pelo curso, Luciana Silva, enfatizou a importância dessa parceria e do comprometimento das alunas com o aprendizado. "A parceria entre a Prefeitura e o Senac visa empoderar as mulheres de São Cristóvão por meio deste curso de capacitação, que pode encaminhá-las para o mercado de trabalho ou incentivá-las a empreender. Muitas vezes, essas mulheres são subestimadas, relegadas a papéis domésticos, mas têm o desejo de conquistar sua independência financeira. Isso explica o entusiasmo e a determinação de todas as alunas em busca de conhecimento e crescimento pessoal", explicou. 

 

Luciana Silva, professora do Senac

 

A professora informou que o curso conta com a participação de vinte mulheres inscritas e terá uma duração total de 40 dias, com um cronograma que se estende até o mês de novembro. No primeiro módulo, serão abordadas a importância e a prática da higiene na manipulação dos alimentos, bem como técnicas de conservação e controle de temperatura. À medida que avançam, as alunas irão adquirir conhecimento adicional por meio de aulas teóricas.

 

 

Rosivânia Conceição atua como apoio escolar, mas tem o desejo de retornar ao campo da culinária com maior conhecimento técnico e aperfeiçoamento. "Este curso certamente abrirá as portas para o meu retorno a este setor, pois tenho uma paixão por cozinhar e preparar lanches. Normalmente, cursos como esse são caros e as vagas são altamente concorridas, o que dificulta o acesso para muitos de nós devido a limitações financeiras. No entanto, com o apoio da Prefeitura e a parceria do Senac, estou mais perto de alcançar meu objetivo", afirmou.

 

Rosivânia Conceição,  apoio escolar e aluna do curso

 

Para Thaissa Cardoso, representante de atendimento, o curso representa um grande avanço em seu desenvolvimento na área da gastronomia. “Eu vejo este curso como um passo importante para migrar do meu trabalho atual para o campo da gastronomia, no qual me identifico muito. Quero elogiar a Prefeitura por proporcionar oportunidades de capacitação profissional, que aumentam as chances dos moradores de conseguirem empregos no mercado de trabalho local”, disse. 

 

Thaissa Cardoso, representante de atendimento e aluna do curso

 

Fotos: Dani Santos