Parceria entre Prefeitura e Sebrae impulsiona o avanço tecnológico com Workshop sobre Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju

15/08/2023 - 17:08 Atualizado há 1 dia



São Cristóvão sediou nesta terça-feira (15), o II Workshop do Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju. O evento reuniu empreendedores e especialistas em tecnologia, visando promover um ambiente propício para a troca de conhecimento, além do principal, que é fomentar um ecossistema capaz de impulsionar a economia local e o crescimento sustentável, através do avanço tecnológico da região.

 

 

A abertura do evento contou com a fala do secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, que expressou sua satisfação com o encontro. “Esse workshop faz parte de um movimento para formar um ecossistema e inovação na Grande Aracaju. Estamos aqui para destacar o nosso pacote de Leis atreladas a inovação, que o prefeito propiciou e que vai melhorar o ambiente de negócios, sobretudo nas empresas de base tecnológica, estimular as startups e os nossos jovens no âmbito da tecnologia em todas as áreas. Logo, este é um momento muito importante para fortalecer a nossa economia local”, destacou.

 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet

 

A superintendente do Sebrae, Priscila Felizola, ressaltou a relevância do encontro no contexto do avanço econômico e social. "O Sebrae tem sido um grande parceiro em todos os segmentos, principalmente no campo da inovação. Além disso, estamos empenhados em promover o crescimento no ecossistema tecnológico de Sergipe, com foco inicial na região da Grande Aracaju. É por isso que estamos aqui, para nos unirmos ao prefeito na apresentação do plano de inovação municipal. Nosso objetivo é colaborar para o contínuo avanço da tecnologia em Sergipe", afirmou.

 

Priscila Felizola, superitendente do Sebrae

 

A superintendente ainda parabenizou a gestão. “Através do Programa Cidade Empreendedora, vocês estão cada vez mais desenvolvendo o município e o eixo de inovação faz parte disso, então, essa parceria entre SEBRAE e a cidade de São Cristóvão é essencial para que consigamos integrar cada vez mais o ecossistema e desenvolver toda a região. Esse é o nosso objetivo aqui, caminharmos juntos para traçar um futuro cada melhor para o estado”, frisou.

 

O prefeito Marcos Santana abordou o comprometimento da administração municipal em respaldar empreendimentos desse tipo. "Estamos plenamente engajados em apoiar iniciativas que fomentem o empreendedorismo, pois isso nos enche de otimismo quanto ao surgimento de novas empresas, postos de trabalho e perspectivas para a juventude de nossa cidade. Estamos cumprindo com o papel de estimular atividades que impulsionam essa parceria entre o setor público e privado, união essencial para fomentar um ambiente propício aos negócios, capaz de potencializar oportunidades e crescimento", disse.

 

Marcos Santana, prefeito

 

A empresária Juliana Gusmão, representando a comunidade industrial de São Cristóvão, ressaltou a relevância dessa parceria, para criar soluções inovadoras e enfrentar os desafios do mercado. “Não podemos trabalhar separados. Temos que trabalhar em parceria, um ajudando o outro. Tudo o que pudermos contribuir para o desenvolvimento de São Cristóvão, não mediremos esforços. Hoje geramos empregos para funcionários da cidade, buscamos capacitações, justamente com o objetivo de levar o município ao crescimento”, pontuou.

 

Juliana Gusmão, empresária

 

Presenças e apresentação do Conselho

 

O evento contou com a presença de alguns secretários, além disso, foi o cenário propício para a apresentação dos membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Cristóvão. Essa ocasião se revelou uma oportunidade estratégica para alinhar esforços, fomentar colaborações e reforçar o compromisso conjunto com o progresso tecnológico e o crescimento econômico da região.

 

Fotos: Heitor Xavier