Para atender melhor os turistas, horário de visitação das Igrejas do Centro Histórico de São Cristóvão são ampliados aos fins de semana

13/07/2023 - 16:38 Atualizado há 2 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com a Arquidiocese de Aracaju, ampliou o funcionamento das igrejas do Centro Histórico. A partir deste sábado (15), os templos ficarão abertos nos fins de semana das 09h às 17h. Antes da mudança a visita nesses espaços se encerrava às 13h. O objetivo da gestão municipal é facilitar a visitação e atrair mais turistas para desfrutar de uma experiência repleta de fé e história nas igrejas da Cidade Mãe de Sergipe.  . 

 

As igrejas contempladas com a ampliação são Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória; Igreja São Francisco de Assis; Complexo do Carmo, composto pela  Igreja Conventual de Nossa Senhora do Carmo, chamada de Carmo Maior, pela Capela da Ordem Terceira ou Carmo Menor, pelo Museu dos Ex-votos e o Memorial Santa Dulce dos Pobres; e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que foi reaberta para o público.

 

Para viabilizar essa ampliação, foi identificada a partir de reuniões junto a Arquidiocese a necessidade de aumento do apoio operacional e estrutural  oferecido pela gestão municipal para atender a elevação das demandas, como explica Diego Souza, assessor técnico de promoções turísticas da Fundação de Arte e Cultura João Bebe Água (Fumctur).  



“Fizemos algumas reuniões com a presença do prefeito, servidores da Fumctur, e paróquia. e foi acordado que haveria a ampliação, mas para isso era necessário contratar cinco monitores de turismo para atuar nos espaços. Para garantir ao menos duas pessoas acompanhando os visitantes. Também vamos garantir a limpeza, para que esses espaços possam ficar abertos por mais tempo”, pontuou. 



A presidente da Fumctur, Paola Santana, destaca que a necessidade da ampliação foi identificada através de estudos realizados pela Fundação. Para ela, a medida é fundamental para atrair novos turistas e garantir mais recursos para o município.



“Essa era uma demanda que a gente já vinha negociando com a arquidiocese desde a primeira gestão. Identificamos através de estudos e sugestões apontadas junto a Ouvidoria, que o horário que foi definido para abertura de igrejas não atendia ao público e as pessoas chegavam na cidade muitas vezes em horários de sol agradável para caminhada e os espaços estavam fechados. O objetivo é garantir o fluxo de turistas na cidade e fomentar o comércio local e novos recursos para o município”, concluiu Paola Santana. 




Horário de Funcionamento das Igrejas do Centro Histórico

 

  • Segunda à sexta: 08h às 12h e das 13h às 17h. 
  • Sábado e Domingo: 09h às 17h. 
  • Feriados: 09h às 13h. 

 

 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória

 

 

 

Foto: Heitor Xavier.