Palestra na Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista celebra a Semana do Folclore

22/08/2023 - 17:05 Atualizado há 3 dias

Como parte das atividades da Semana do Folclore, uma palestra sobre o tema foi realizada hoje (22) no salão da Biblioteca Pública Municipal Senador Lourival Baptista, no Centro Histórico de São Cristóvão. A iniciativa buscou imergir os participantes na riqueza das tradições culturais do município, apresentando provérbios, mitos, lendas, danças e cantigas tradicionais que constituem a herança folclórica local. Estudantes do sétimo ano da rede estadual de ensino, professores e entusiastas da cultura sancristovense se reuniram para esta experiência.

Segundo Rafaela Pereira, coordenadora da biblioteca, a palestra visou destacar a importância das tradições folclóricas em nossa sociedade. A diretora enfatizou o valor de manter-se conectado às raízes culturais, fortalecendo o senso de pertencimento da população. "Nossa intenção é reafirmar a cultura folclórica local, com todos os seus costumes e hábitos, para que as futuras gerações possam compartilhar e preservar esse legado. A palestra foi concebida como um momento interativo e dinâmico", ressaltou.

Rafaela Pereira, coordenadora da biblioteca

A cantora convidada pela coordenação da biblioteca, Andréia Pereira, apresentou uma performance musical repleta de dinâmicas e envolvimento da plateia, isso através de brincadeiras de roda, instrumentos percussivos e um repertório diversificado de cantigas de roda, lendas e mitos locais. “Espero que o conteúdo abordado possa conectar as gerações, como também enriquecer a identidade cultural única de São Cristóvão. Estas tradições não apenas unem as pessoas, mas também moldam a nossa identidade. Preservar e transmitir essas tradições é algo vital para assegurar que não se percam com o tempo", destacou.

Andréia Pereira, cantora

A programação também incluiu uma sessão interativa de perguntas e respostas, permitindo que o público mergulhasse mais profundamente no tema. Muitos participantes compartilharam suas próprias vivências e memórias relacionadas ao folclore local, enriquecendo ainda mais o diálogo. Mariane Fortunato, aluna da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate, compartilhou seu entusiasmo: "A palestra trouxe músicas e histórias que eu desconhecia. Foi uma experiência valiosa, porque ampliou nosso conhecimento sobre o assunto. Agora, podemos passar adiante esses ensinamentos para que eles sejam preservados," disse.

Mariane Fortunato, aluna da Escola Estadual Senador Paulo Sarasate

A professora Helena Correia destacou a relevância da preservação cultural, mesmo em um mundo em constante mudança: "Nossas tradições e raízes continuam a moldar quem somos como comunidade, mesmo em um ambiente moderno e em constante evolução. Trouxe meus alunos para que eles pudessem vivenciar a valorização da nossa cultura. Este resgate é vital, e não hesitei em trazê-los quando foram convidados. Essa valorização precisa ser transmitida e nada é mais poderoso do que o contato direto com essa riqueza," avaliou.

Helena Correia, professora

Fotos: Heitor Xavier