Palco da sétima arte, Cine Trianon vai receber filmes locais, nacionais e internacionais no Fasc 2023

27/11/2023 - 18:14 Atualizado há 2 dias

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc)  2023 começa na próxima sexta-feira (01) e vai contar com uma diversidade de manifestações culturais para todos os públicos. Para quem é fã de cinema, a sétima arte, o festival vai contar com uma programação especial no Cine Trianon,  localizado na Rua Cel. Erundino Prado.

Em cada dia do festival, que vai durar até o próximo domingo (03), três sessões serão exibidas, com obras locais, nacionais e internacionais. Confira a programação do Cine Trianon:

• 14h - Cine Trianon convida Dia Internacional do Cinema 2023

Sessão internacional (Classificação Indicativa 12 anos):

- TAKE RABBIT, de Peter Peake – 15 min (Inglaterra)

- LAS PERIPECIAS DE SIR PERCIVAL, de Becho Lo Bianco, Mariano Bergara e Javier Mrad – 13 min (Argentina)

- FORGOTTEN, de Mawrgan Shaw – 05 min (Austrália/Canadá)

- ANNA SPUD, de Ed Foster – 10 min (Inglaterra)

- VIAJE A MARTE, de Juan Pablo Zaramella – 16 min (Argentina)

• 15h - Exibição do filme “Marte Um” - Gabriel Martins - 2022 - Brasil

(Classificação Indicativa 16 anos) [112 minutos].

Sinopse:   A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

• 17h - Mesa de abertura “Sonho e cinema: O impossível possível”.  Kênia Freitas convida Gabriel Martins (diretor de Marte Um)

• 14h - Cine Trianon convida Dia Internacional do Cinema 2023. Sessão infantil

- Tardes no Escarafuncha (Dir. Fernando Ferreira Garróz, 2022) – Franca/SP

- Flores da Macambira (2023) – Macambira/RN e Vitória/ES

- Contos Mirabolantes (direção de  Andrei Miralha e Petronio Medeiros, 2023) – Ananindeua/PA

- Palavras Mágicas, (direção de Carlon Hardt, 2023) – Curitiba/PR

- Lucinéia (direção de Luah Garcia, 2022) – Teresópolis/RJ

- Os Macurus (direção de de Julia Vellutini & Mateus de Jesus, 2022) - São Paulo/SP

- Memórias da Infância (direção das alunas e alunos da EMEF Manuel Pereira Ramalho, 2023) – Ribeirão Vermelho/ MG e Vitória/ES

- Anacleto, o Balão (direção de Carol Sakura / Walkir Fernandes, 2023) – Curitiba/PR

• 15h - Sessão Sergipe

(Classificação Indicativa Livre):

- Porto das Almas (direção de  Carolina Timoteo, 2023) - Aracaju/SE

Sinopse: Arlete é uma senhora aposentada e fotógrafa por paixão, que após longos meses de isolamento social precisa ir ao banco fazer a prova de vida do INSS. No caminho, apesar de estar sem filme em sua câmera analógica e com pouco dinheiro, ela busca formas de fazer retratos do cotidiano, numa jornada entre a solitude e reencontros.

- Mini Cosmos (direção de  Renata Mourão, 2016) - Aracaju/SE

Sinopse: 31 prédios, 496 apartamentos, cerca de 2.500 pessoas residem no residencial Estrela do Mar, na zona sul de Aracaju. O filme busca equilibrar a dualidade que é viver em uma comunidade aberta e rotativa.

Foto: Erna Barros.