Oficina de Escrita Científica ajuda profissionais da saúde a formatarem seus trabalhos para II Seminário de Boas Práticas no SUS

06/07/2023 - 18:23 Atualizado há 1 dia

Nesta quinta-feira, 06, a Oficina de Escrita Científica, ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão, recebeu estudantes e profissionais da Saúde do município na Universidade Federal de Sergipe (UFS), parceira da ação, para mostrar o passo a passo de como formular e formatar resumos científicos para submeter em eventos. O intuito da oficina é preparar os participantes para submeterem seus trabalhos no II Seminário de Boas Práticas no SUS, que acontece em 28 de julho, na UFS.

Durante dois turnos, a oficina foi ministrada por Emilly Nardelli, diretora de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde de São Cristóvão. Segundo ela, o intuito de sua fala foi auxiliar os trabalhadores da sapude que desejam submeter propostas de suas Boas Práticas nas unidades em que atuam. "Todos os trabalhadores podem participar e submetes propostas, não apenas os que estiveram na Oficina. Já o Seminário de Boas Práticas tem o objetivo de construir uma política de Educação Permanente no município", explica Emilly.

O tema do Seminário deste ano será “Construindo a Educação Permanente em Saúde a partir das Boas Práticas no SUS São Cristóvão”, visando, ainda, reunir propostas dos envolvidos para construir coletiva e democraticamente o Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, que será lançado em outubro deste ano. Esse Plano busca estabelecer um planejamento geral de todas as ações voltadas para a educação dos profissionais de saúde, por meio dos princípios da Educação Permanente.

Lidiane Correia trabalha no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão, tem dois trabalhos em vista para submeter ao Seminário e acredita que sua participação na oficina vai ajudar bastante na conclusão do texto científico. “Vai me trazer mais conhecimento e mais confiança para saber estruturar melhor o texto”, afirma.

Lidiane Correia, trabalhadora do Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão

Para Larissa Caroline Alves, residente em Saúde da Família e parte da Comissão Organizadora da oficina, é interessante participar da organização enquanto residente para adquirir uma metodologia acadêmica que contribui para a sua formação. “O evento é uma uma prática muito legal, porque é uma forma de comunicar várias coisas que estão sendo feitas no SUS São Cristóvão que em outro momento não seria comunicado. Então, é uma forma de todos verem o que que está acontecendo no município e ajudar a ter mais ideias”, espera.

Residente em Saúde da Família e parte da Comissão Organizadora da oficina

Inscreva-se no II Seminário de Boas Práticas no SUS e acesso o edital de submissão de trabalhos clicando nos itens abaixo:

Inscrição para II Seminário de Boas Práticas no SUS

Edital de submissão de trabalhos

Levantamento das necessidades de Educação em Saúde no SUS São Cristóvão

Fotos: Clara Dias