Novos monitores de turismo são recepcionados na Prefeitura de São Cristóvão

24/04/2023 - 17:00 Atualizado há 8 horas

Na manhã desta segunda-feira (24) aconteceu no Auditório do Paço Municipal, a recepção dos novos monitores dos equipamentos turísticos. Na turma são 24 jovens aprendizes, todos qualificados pelo Senac, que representarão a Prefeitura de São Cristóvão nos variados locais turísticos da cidade, recepcionando e orientando os visitantes.

O Programa Jovem Aprendiz é uma demanda do Ministério Público do Trabalho com a Assistência Social do município, que entendeu o setor da Cultura como um campo possível para os jovens. A ideia é que os monitores sejam um complemento para os trabalhos dos guias turísticos, e que os visitantes se sintam ainda mais acolhidos.

O principal objetivo é fortalecer o turismo e, com isso, a economia local, como enfatiza o prefeito da cidade mãe, Marcos Santana. “O turismo é importante para a cidade, para quem mora nela, para o comerciante. Então, os monitores serão de grande importância para nós”.

Prefeito Marcos Santana discursando

O prefeito expôs para os adolescentes o desejo de São Cristóvão ser mais vista, de ser mais valorizada pelas agendas dos turistas e que estes sejam visitas permanentes, pois a cidade tem muito o que oferecer, tanto que suas histórias e belezas podem render por mais de um dia. “A Importância de monitores em nossos locais históricos é equivalente a importância dos próprios locais, porque o turista quer ser bem recebido, quer ser bem tratado, quer ser bem orientado, isso é importante para a gente que faz a administração e entendemos que o turismo na nossa cidade ainda não gera todo seu potencial de emprego e renda”, disse.

A presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Paola Santana, informa que o período de contrato para os jovens é de 2 anos, e que essa monitoria pode ser uma oportunidade para que eles conheçam ainda mais a história da cidade e que consigam transmiti-la para os visitantes, além de ser uma experiência capaz de despertar o interesse pela profissão em um futuro próximo.

Paola Santana, presidenta da Fumctur

“Eles vão passar por um processo de formação turística. É importante ressaltar que eles são monitores, eles ficam fixos no espaço, eles não estão aqui para assumir a função do guia, estão aqui para complementar. Dessa forma, eles vão aprender um pouco da história de Sergipe, com foco em nossa cidade, as curiosidades dos locais, as particularidades, e o treinamento é além da história, queremos que eles tenham a capacidade de entreter o visitante.”, explica Paola.

Segundo o gerente da Unidade Móvel Senac Sergipe, Edson de Araújo, os jovens aprendizes já cumpriram a primeira tarefa, que foi as 80 horas de acolhimento do programa junto com o instrutor, e hoje foi feito o direcionamento da localidade que eles irão desenvolver os trabalhos na prática. “O programa é oferecido em teoria e prática, dois dias estarão em sala de aula no Senac e três dias estarão atuando nas práticas pedagógicas e administrativas.”, complementa.

Edson de Araújo, gerente da Unidade Móvel Senac Sergipe

Para Edson é uma satisfação dar essa oportunidade aos jovens de São Cristóvão, ainda mais por ser a primeira turma que é descentralizada de Aracaju. “Os aprendizes não terão que ir para a capital, o Senac está vindo a cidade de São Cristóvão e aqui eles desenvolvem as teorias e as práticas”.

Novos monitores

Bruno Gustavo, jovem aprendiz de 15 anos, diz que está sendo muito legal e que está aproveitando para conhecer e aprender coisas novas. “Estou aprendendo a lidar com o mundo do trabalho, como nosso professor fala.” A qualificação que os jovens estão recebendo os ensina de tudo e mais um pouco o que cabe São Cristóvão e o que ela é, apesar de ser nativo, Bruno está descobrindo coisas interessantes sobre sua cidade. “Está sendo muito bom para mim, tem pontos turísticos que até eu mesmo não conhecia e estou conhecendo agora pelo programa”.

Bruno Gustavo, jovem aprendiz de 15 anos

A alegria da jovem Edilene Silva, também de 15 anos, foi contagiante. “Estou muito ansiosa para o trabalho”. Agradecida pela oportunidade, Edilene vê um passo para crescimento profissional e pessoal. “Eu estou muito feliz, acho muito importante, e nunca tive uma oportunidade assim na minha vida, espero que seja enriquecedora”.

Edilene Silva, jovem aprendiz de 15 anos

É esse comportamento alegre que o prefeito Marcos Santana almeja presenciar nos monitores. “Eu peço a vocês que tentem conhecer nossa história, agarrem com muita força essa oportunidade e que, acima de tudo, façam com muito amor à cidade. E que essa função que vocês vão realizar lhes deixem felizes, é isso que eu quero”, deseja.

Auditório do Paço Municipal