“Música na Igreja”: Fasc 2023 vai contar com música popular e erudita na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

23/11/2023 - 21:46 Atualizado há 16 horas

Com o tema “Somos Múltiplos”, o Fasc 2023 vai  começar no próximo dia 01, com mais de 100 atrações locais,  nacionais e internacionais e uma diversidade de manifestações culturais. Teatro, literatura, artes plásticas, cinema e claro, musicalidade para todos os gostos. Para quem gosta de música popular e erudita, uma programação especial foi preparada durante o festival na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, é o “Música na Igreja”.

O projeto já foi realizado em São Cristóvão e, agora, vai ser retomado no Fasc 2023, com  duas  atrações por dia  com música  instrumental, popular e erudita.

Construída no século 18, por e para que os escravos alforriados pudessem frequentar, já que a presença deles era limitada em outros espaços religiosos por conta da segregação racial à época, a Igreja  Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foi tombada em 1943 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Naquele período, irmandades religiosas se formaram em todo o país durante o Brasil colônia, incluindo entre os escravos trazidos da África, que eram obrigados a se converterem ao catolicismo.

Em São Cristóvão, as missas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória eram restritas aos brancos, enquanto que aquelas realizadas na Igreja de Nossa Senhora do Amparo eram restritas aos pardos. Hoje, além de um patrimônio histórico, a igreja é um símbolo da resistência do povo negro e, este ano, palco do Fasc 2023.

Confira a programação do Música na Igreja

• Sexta

14h - Os tabaréus

16h - Do jeito que eu gosto - Lucas Campelo e Evanilson

• Sábado

14h - Tríade BR

16h - Lira Sancristovense

• Domingo

14h - Pedrinho Mendonça - Aweto

16h - Show Piçarra - Alberto Silveira

Confira aqui a programação completa do Fasc 2023

O Fasc

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá e Orizon, e o apoio da RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia, Colortex e Celi. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Com mais de 51 anos de história, o Fasc é um dos maiores eventos do Nordeste. A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. O Festival contará com apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições.

O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

Foto: Heitor Xavier.