Multidão de fiéis lota Centro Histórico de São Cristóvão do último dia da Romaria de Passos

26/02/2024 - 17:36 Atualizado há 1 dia

A cidade de São Cristóvão foi tomada por uma multidão de fiéis no último domingo (25), que acompanhou de perto a Procissão do Encontro, ápice da Romaria de Senhor dos Passos. Trajados com vestimentas roxas, descalços e terços nas mãos, devotos de várias partes do país estiveram no Centro Histórico para a celebração religiosa que acontece há mais de dois séculos.

O professor Magno Santos é um desses fiéis. Anualmente ele se desloca da cidade de Caicó/RN, para acompanhar a celebração. “Desde a infância que participo, vinha com meus pais e mantenho essa tradição há trinta anos de forma consecutiva para Romaria. Já fiz inúmeras promessas, minha vida é marcada por essa romaria. Para mim, o ano começa quando participo da Romaria, e não tem distância que faça eu deixar de vir. Daria a volta ao mundo pra vir aqui”, explica.

Magno (ao centro), acompanhado da esposa Anne (lado esquerdo) e da amiga Bruna (lado direito)

Ao lado dos irmãos Pedro e Maria de Lourdes, Josefa Nunes também esteve na Cidade Mãe para expressar sua fé. Aos 72 anos, ela conta que participa da Romaria há mais de 15 anos. “Minha família tem muita devoção ao Senhor dos Passos, porque acreditamos nos milagres que ele faz. Já fiz promessas para ele e hoje só tenho gratidão”, comentou.

Josefa (centro), acompanhada dos irmãos Pedro e Maria

Apoio da Prefeitura

O evento religioso é organizado pela Arquidiocese de Aracaju, e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão. Neste ano, a gestão municipal investiu quase R$ 100 mil reais em toda parte estrutural do evento, que contemplou equipamentos de som, iluminação, palco, banheiros, cadeiras e profissionais de segurança.

Também foram disponibilizados 10 ônibus que levaram os romeiros de São Cristóvão para acompanhar a missa na sexta-feira na Igreja São Judas Tadeu (Capuchinhos), no Bairro América, em Aracaju. Na manhã do domingo, foram distribuídos cafés da manhã para os romeiros. Além disso, a Prefeitura montou três bases de atendimento da saúde, realizou cadastro de vendedores ambulantes e cedeu duas escolas que funcionaram como pontos de apoio para os romeiros.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, esteve na Romaria, destacou a importância do evento para a cidade e falou do trabalho desenvolvido pela Prefeitura durante os três dias de celebração. “Nós acolhemos a todos com muito carinho, e principalmente com muito cuidado. Esse é um evento que transcende a questão puramente religiosa, a Festa de Senhor dos Passos tem uma conotação que perpassa a questão sagrada. E é por isso que a gente se prepara para receber bem, para ter espaço para as pessoas descansarem, tomar uma água, dormirem. É isso que é São Cristóvão, a gente quer sempre que mais pessoas venham e se sintam acolhidas”.

Prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, esteve na Romaria

Presenças

Diversas autoridades políticas prestigiaram a Romaria de Senhor dos Passos no último domingo, dentre elas os ex-deputados André Moura e Fábio Henrique, o deputado estadual Paulo Júnior e o ex-vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior. Além deles, também estiveram no local vereadores, lideranças políticas da cidade e secretários municipais.

Fotos: Heitor Xavier, Inácio Prado, Yago de Andrade e Juliana Santana