Mistura de ritmos atrai grande público ao Palco dos Capuchinhos no segundo dia do Fasc

03/12/2023 - 01:23 Atualizado há 2 dias



O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) surpreendeu mais uma vez os amantes da cultura e das manifestações artísticas ao apresentar o Palco dos Capuchinhos, uma das novidades desta edição. Localizado na Praça da Bandeira, o palco se destacou no último sábado, proporcionando uma experiência musical que ecoou as multifaces do festival e refletiu o tema central: "Somos Múltiplos".

 

 

 

A programação teve início no período da tarde com a banda Fulgêncios, que brindou o público com uma apresentação repleta de energia e identidade. O vocalista da banda, Alberto Silveira, compartilhou palavras sobre a significância de participar do Fasc com o seu trabalho. "É uma imensa alegria fazer parte do principal festival do estado de Sergipe; para mim, cada edição é uma narrativa única, e abrir essa tarde é um privilégio extraordinário", expressou.

 

Alberto Silveira, vocalista

 

 

Logo em seguida, foi a vez da talentosa cantora sancristovense Pérola subir ao Palco dos Capuchinhos. "Eu sou filha desta cidade, mais especificamente da Grande Rosa Elze, e acho de extrema importância estar aqui representando a classe das pessoas LGBT e pessoas pretas. Inclusive, trazendo outras corpas como a minha para ocuparem esse espaço. Estou extremamente feliz, animada, e o Fasc desempenha um papel fundamental tanto na minha trajetória profissional quanto pessoal", ressaltou.

 

Pérola, cantora

 

Encerrando a programação deste sábado, na Praça da Bandeira, o palco recebeu Luísa e os Alquimistas, que animou o público que estava ansioso desde cedo.  “Eu já tinha uma expectativa muito grande de estar aqui, nesse festival icônico e gratuito para a galera. Foi um show muito marcante, saímos realizados e alimentados. Participar de festivais como esse é uma grande responsabilidade, e quisemos entregar o nosso melhor. Estamos com um show novo, com ballet, proporcionando uma experiência completa para esse público em um festival tão importante, que acontece fora da capital. Toda a cidade se mobiliza, a galera comparece em peso, e eu quero conhecer tudo”, pontuou a cantora. 

 

Luiza, vocalista de Luiza e os Alquimistas

 

Para o jornalista Samuel Santos, o Fasc vai além de um simples festival. "A retomada foi fundamental para minha salvação. A primeira vez que eu vim em 2018 foi transformadora, um lugar onde me sentia bem, com uma energia única e acolhedora. Em um momento conturbado da minha vida, percebi que poderia continuar. Mesmo em 2019, com compromissos e a pandemia, aguardei o festival o ano todo. A festa é o destaque do meu ano, um momento crucial de celebração e reconhecimento da diversidade. Tenho um carinho enorme por esse festival, é um espaço de acolhimento, tranquilidade e esquecimento das preocupações. Valorizo e reconheço a importância de aproveitar cada momento”, revelou emocionado. 

 

Samuel Santos, jornalista

 

Outro jornalista presente no evento, Talisson, ressaltou a importância do Fasc como espaço de valorização da cultura sergipana. “Eu descobri o Fasc em 2017, mas não pude vir. E em 2018 eu virei um frequentador assíduo dessa festa e já estou aqui marcando presença para assistir ao show da Luisa e os Alquimistas. Muito feliz em estar aqui, nesse palco novo,  com essa estrutura que ficou muito bonita. O evento está sensacional mais uma vez”, afirmou. 

 

Talisson, jornalista

 

A diversidade do público presente no evento também chamou a atenção. A professora Leonor Demétrio, nacional da Espanha, está encantada com as manifestações artísticas que representam o Brasil, sobretudo o Nordeste. "Estou aqui pela segunda edição e gostei muito de ver que a festa tem mais palcos, localizados em diferentes ambientes e isso leva a cultura para todos os cantos da cidade e gostei muito da chegada da banda, que me permite ouvir outros idiomas. Pelo público e pelas atrações, percebe-se que o festival está se internacionalizando e isso mostra a sua dimensão”, frisou. 

 

Leonor Demétrio, professora

 

Realização

 

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola,  Estrella Galicia e Caixa Econômica Federal. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE -  Sistema Engenharia, Colortex, Proex/UFS, Celi e Governo de Sergipe. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

 

03/12 Programação do Palco Capuchinhos

 

15h - Oito Cotovelos

16h30 - Ferraro Trio

18h - Morgana

 

Fotos: Carla Mesquita e Dani Santos