Missa e caminhada na noite da sexta marcam início da Festa de Passos

25/02/2024 - 00:00 Atualizado há 1 dia

Centenas de fiéis participaram na noite da última sexta-feira (23), do início de uma das maiores celebrações religiosas do Nordeste: a Festa de Senhor dos Passos. Com o tema “Nos passos de Jesus entendemos a nossa vocação”, o evento começou com uma missa  na Igreja São Judas Tadeu (Capuchinhos) em Aracaju, seguida da caminhada com destino à Igreja do Carmo em São Cristóvão, em um percurso de aproximadamente 20 km.

Além das pessoas que assistiam a missa na Igreja, também havia aqueles que acompanhavam do lado de fora, aguardando a tão esperada saída da imagem em direção à São Cristóvão. Para que todos pudessem acompanhar a celebração, a Prefeitura de São Cristóvão disponibilizou dez ônibus que ajudaram no deslocamento dos fiéis e realizou a distribuição de água durante o trajeto.

Eram pessoas de diferentes idades e que participavam por motivos distintos. Alguns estavam pagando promessas feitas ao Senhor dos Passos, outros estavam ali para dar força e acompanhar os amigos e parentes durante o longo trajeto até a Cidade Mãe de Sergipe. Uma dessas pessoas é a cabeleireira Jeane Xavier, que pelo segundo ano consecutivo decidiu acompanhar o esposo Jefferson na caminhada, e assim também expressar a sua fé.  “Esse é o terceiro ano que meu esposo vai. No ano passado acompanhei ele de carro, e esse ano eu decidi ir junto com ele a pé. Jesus se sacrificou pela gente, então o percurso daqui para São Cristóvão é nada comparado a isso”, afirmou.

Jeane Xavier

A devoção pelo Senhor dos Passos na maioria das vezes é passada de geração em geração, e assim ela segue há mais de 200 anos mobilizando milhares de fiéis anualmente. O sancristovense Ruan Costa é exemplo disso. Seguindo os passos dos avós, hoje ele, o irmão e o pai são os membros que representam a família na caminhada. “Meus avós já participaram, minha mãe também, mas hoje somos nós que fazemos o trajeto. Minha mãe já chegou a fazer promessa e alcançou a graça, então sou muito grato a Senhor dos Passos”, explica.

Ruan Costa

Já o advogado Jhon Carlos Souza, participa há cerca de 10 anos da caminhada, mas a admiração por Senhor dos Passos começou muito antes, em 1985, quando foi morar em São Cristóvão. “Na época, com 18 anos, eu via que o povo de São Cristóvão tinha uma devoção enorme ao Senhor dos Passos, e isso me chamou a atenção, e ao ver a gratidão dessas pessoas, também comecei a participar. Faço esse trajeto há alguns anos, e a sensação quando chegamos em São Cristóvão é de gratidão e muita emoção”, apontou.

Jhon Carlos Souza

Ao chegarem à Igreja do Carmo, os fiéis foram recebidos com escalda-pés disponibilizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A programação da Festa de Passos continua neste sábado (24) com a missa e procissão de penitência, e se estende até o domingo (25), quando acontece a tão esperada procissão do encontro, ápice da celebração que é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

🟣 24/02- Sábado

Missas:

11h Matriz/ Santuário

16h Matriz/ Santuário (acolhida dos romeiros)

17h Igreja  do Carmo

19h Praça do Carmo, logo após a Procissão de Penitência

🟣 25/02- Domingo

Confissões:

Durante todo o dia no Convento do Carmo

Visita das Imagens

Igreja Matriz/ Santuário- Imagem do Senhor dos Passos

Igreja do Carmo Menor- imagem de Nossa Senhora das Dores

Missas

06h- Matriz/ Santuário

07h- Igreja do Carmo

08h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário

08h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

09h- Igreja do Carmo

09h- Capela São João Batista

09h- Cristo Redentor

10h- Missa Solene (Santuário)

11h- Igreja do Carmo

11h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

14h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário

15h- Missa- Gruta Nossa Sra. de Lourdes

16h- Saída das imagens para o encontro e, em seguida, o Sermão do Encontro e o Cântico da Verônica.

19h- Missa de Encerramento na Praça do Carmo