Milhares de romeiros vão às ruas de São Cristóvão no último dia da Festa de Senhor dos Passos

06/03/2023 - 16:50 Atualizado há 3 dias

Foram dois anos de espera para ver novamente as imagens de Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores se encontrando na Praça São Francisco. Movidos pela emoção, fé e devoção, milhares de romeiros de várias partes do Brasil ocuparam as ruas do Centro Histórico de São Cristóvão na tarde de ontem (05), para presenciar a Procissão do Encontro, no último dia da Festa de Senhor dos Passos.

Com vestimentas roxas - semelhantes à do Senhor dos Passos - muitos dos fiéis percorriam as ruas descalços, com terços nas mãos e a certeza de que suas preces eram escutadas. Crianças, adultos e idosos se misturavam na multidão que acompanhava o ápice de um ciclo ritual que reproduz os momentos finais da vida de Jesus.

Ariane Alves Ribeiro e Maria Tainara Ribeiro, acompanharam de olhos marejados a procissão. Pela primeira vez no evento, mãe e filha vieram do município de Macambira para cumprir uma promessa feita para um familiar que não está mais entre elas. “Nossa família fez pedidos ao Senhor dos Passos e ele nos atendeu. Meu marido partiu para outro plano, mas estamos aqui para pagar a promessa que minha sogra fez para ele. Estamos firmes e fortes para cumprir essa promessa”, destacou Ariane.

Maria Tainara Ribeiro e Ariane Alves Ribeiro

Para Maria Tainara, se fazer presente na Romaria é também uma forma de homenagear o pai. “Para mim isso representa a força que meu pai teve enquanto estava vivo. Hoje estamos aqui sendo fortes, assim como ele nos ensinou. Ele é meu maior exemplo, por isso me emociono em estar aqui pagando a promessa feita para ele”, descreveu.

Moradora de São Cristóvão, Margarida dos Santos acompanha a Romaria há mais de 50 anos. Para ela, o retorno presencial da festa após dois anos sem acontecer em razão da pandemia da Covid-19 foi algo emocionante. “Fez muita falta nesses anos. Esperei muito por esse momento. Em novembro de 2022 sofri um acidente e acabei fraturando as costelas. Pedi muito ao Senhor dos Passos para que me curasse e aqui estou. Graças a Deus e a ele, estou bem e pude vir à festa”, contou a devota.

Margarida dos Santos

Realização e apoio da Prefeitura

De acordo com informações da Polícia Militar, a estimativa é que aproximadamente 300 mil pessoas estiveram na Cidade Mãe de Sergipe durante os três dias da Festa de Senhor dos Passos. O evento, que é realizado pela Arquidiocese de Aracaju, contou com a parceria da Prefeitura de São Cristóvão, que atuou em diversos âmbitos para que tudo ocorresse sem maiores problemas.

Por parte da gestão municipal, foi fornecida a estrutura necessária no que diz respeito à saúde, alimentação, trânsito e comércio. Somente na manhã do domingo, foram aproximadamente 6 mil cafés da manhã distribuídos para os romeiros. Além disso, a Prefeitura montou duas bases de atendimento da saúde, realizou cadastro de vendedores ambulantes e cedeu escolas que funcionaram como pontos de apoio para os romeiros.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou a importância da Romaria para o município, enfatizando que neste período do ano São Cristóvão se torna a “Jerusalém sergipana”, por isso houve toda preparação para receber os romeiros. “As pessoas estavam com saudade desse ritual religioso, em que os devotos vem buscar conforto para a alma e para o corpo. Sabíamos da possibilidade de ter um público maior neste ano, por isso nos preparamos para esse momento”, relatou.

Marcos Santana, prefeito

Para Luiz Alexandro de Assis, membro da comissão responsável pela organização da Romaria, “esse ano o evento superou as expectativas e pudemos sentir de perto a demonstração de fé das pessoas que vieram de diversas partes do país. Agradecemos a Prefeitura de São Cristóvão que de imediato nos deu todo apoio”, declarou.

Luiz Alexandro de Assis

Autoridades presentes

A Procissão contou com a presença de diversas autoridades políticas de Sergipe, dentre eles, o deputado estadual sancristovense, Paulo Júnior. Para ele, São Cristóvão tem uma vocação para o turismo religioso. “A Romaria de Senhor dos Passos é secular, é Patrimônio Cultural Imaterial do nosso estado, movimenta e aquece a economia local através da prestação de serviço e do comércio, e com ela nós temos a oportunidade de mostrar as belezas arquitetônicas do município para aqueles que vêm de outros locais do país”, afirmou.

Deputado estadual Paulo Júnior

Também presente na celebração, o deputado federal João Daniel elogiou a organização da Romaria. “Esse é um grande ato religioso, cultural e turístico. Fico muito feliz em ver uma cidade organizada e preparada para acolher com tanto carinho essas pessoas que vêm de todo Sergipe e de outros estados. Parabenizo a todos os romeiros e romeiras, à gestão municipal e a todos que fazem a Igreja Católica aqui, que mostraram muita organização e compromisso”.

Deputado federal João Daniel

Além deles, também marcaram presença o deputado estadual Netinho Guimarães, os vereadores: Italo Macário, Thiago Correa, Luciano da Colônia, Rafael do Sucatão e Edson Pereira.

Fotos: Heitor Xavier e Yago de Andrade