Mestres da cultura popular de São Cristóvão recebem Grau de Mérito Universitário Especial pela UFS

04/05/2023 - 15:47 Atualizado há 1 dia

Na tarde da última quarta-feira (03), no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), aconteceu a entrega dos certificados do Grau de Mérito Universitário Especial nas categorias: “Artes e Cultura Popular” e “Saberes e Fazeres”. Na ocasião, dois mestres sancristovenses foram reconhecidos e homenageados, José Ueverton da Silva Santos, capoeirista; e Eládio dos Santos, por seus conhecimentos em botânica.

Os títulos são concedidos aos aprovados no Edital nº12/2022 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFS), como reconhecimento acadêmico nas áreas de atuação e importante trabalho desenvolvido nos municípios e comunidades do Estado de Sergipe. De acordo com a pró-reitora dos assuntos extensionistas, Sueli Pereira, essa certificação promove aos mestres acesso a atividades na academia universitária. Desde o recebimento do título, estas personalidades recebem o número de matrícula da universidade para que possam coordenar cursos, eventos, participar da graduação e da pós-graduação, ministrando aulas sobre sua cultura, seu saber e seu fazer.  “A partir dessa titulação, os mestres e mestras populares passam a participar de atividades acadêmicas; já  intitulados eles podem exercer atividades como participar de banca avaliadora de monografias, de mestrados, doutorados, entre outras”.

Sueli Pereira, pró-reitora dos assuntos extensionistas da UFS

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, se fez presente na cerimônia e enfatizou a importância do reconhecimento desses saberes e fazeres culturais que são passados por gerações, e agora poderão estar presentes, também, dentro da comunidade acadêmica. “É importante ver essa preocupação da Universidade Federal de Sergipe em reconhecer esses mestres da cultura popular. Isso mostra cada vez mais a relevância da academia, a única universidade pública sergipana, que está sediada em nosso município e que precisa ser defendida por todos nós”.

Prefeito Marcos Santana presente na cerimônia

Na ocasião, Marcos Santana defendeu a disseminação desse conhecimento com a finalidade de fortalecer as tradições e prestar homenagens àqueles que fazem delas presentes nos municípios sergipanos. “É uma alegria que a universidade faça essa troca, reconheça e seja reconhecida, e com mais alegria ainda que saúdo todos que receberam o Grau de Mestre nessa ocasião, mas especialmente aos sancristovenses”.

Mestres premiados de São Cristóvão

José Ueverton da Silva Santos, é capoeirista e foi um dos premiados. O mesmo se mostrou grato pelo momento especial como também pela atenção que recebe da prefeitura de São Cristóvão. “Hoje, eu como mestre da cultura popular, estou muito agradecido. Não só eu, mas todas as pessoas da Cidade Mãe agradecem por esse momento. O reconhecimento veio no momento mais propício, e agradeço também ao nosso companheiro Marcos Santana, ele olha para o povo da cultura, e não quero que isso mude, pelo contrário, que possa olhar cada vez mais.”

Eládio dos Santos, foi o segundo mestre popular a ser reconhecido no evento. Sua titulação foi pelo seus conhecimentos com plantas e ervas. Em seu comentário, tratou sobre a importância do ato de reconhecer e ganhar espaço dentro da universidade, pois para ele, é um passo de grande valia, para que esse tipo de conhecimento não se enfraqueça com o passar do anos. “A cultura e a sabedoria, acredito, que está se perdendo no espaço. Hoje em dia, muitas pessoas não têm o conhecimento sobre as plantas e para que servem de fato. Antigamente, chegava-se nos lugares, as pessoas tinham mais esse conhecimento, hoje em dia são mais os rezadores mesmo, e olhe lá”. O mestre compartilhou que seu gosto pelas plantas começou dentro de casa, ainda pequeno, pois sua mãe gostava bastante de plantas e então cresceu tendo esse contato bem próximo com elas. Assim que se mudou para a cidade grande, começou a trabalhar no ramo da biologia e, então, começou a passar o seu conhecimento adiante.

José Ueverton à esquerda da foto e Eládio dos Santos com seus certificados

Fotos: Heitor Xavier