MEI’s de São Cristóvão tem até o dia 31 de maio para realizar declaração de faturamento

24/02/2023 - 17:21 Atualizado há 5 dias



Os microempreendedores individuais (MEIs) de São Cristóvão que ainda não realizaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) devem realizar o procedimento até o dia 31 de maio.  A declaração pode ser feita na Sala do Empreendedor, localizada no Centro Histórico, ou através do site da Receita Federal.

 

A declaração é obrigatória ao final de cada exercício para todas as pessoas já cadastradas como MEI. Caso a declaração não seja feita, existem implicações como o cancelamento do CNPJ pela Receita Federal. Inscrição na dívida ativa da Receita e pagamento de multa, além de negativação do nome nos serviços de restrição de crédito.  

 

Para ajudar os MEI 's do município a resolver as dúvidas e dificuldades referentes à declaração, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), disponibiliza quatro agentes de desenvolvimento, na Sala do Empreendedor, que fica na sede da SEMDET.

 

Um dos problemas que atrapalha os microempreendedores individuais a realizar a declaração é a inadimplência. Segundo a SEMDET mais de 50% dos cerca de 4 mil  MEI 's cadastrados em São Cristóvão possuem débitos. Para ajudar a população a resolver o problema de inadimplência, a Sala do Empreendedor disponibiliza soluções como acesso a financiamento para regular os débitos, como destaca o diretor de indústria, comércio e serviços da SEMDET, Márcio Monteiro: 

 

Mário Monteiro, diretor de indústria, comércio e serviços

 

 “É melhor as pessoas regularizarem esses débitos. Para isso, podem procurar nossos agentes de desenvolvimento. Independentemente  de estarem inadimplentes ou não, é importante declarar.  Os Meis podem inclusive obter, aqui na sala do empreendedor, acesso a um financiamento para regularizar esses débitos. Nós temos uma interação com a  Caixa Econômica, Banco do Brasil, e acabamos de firmar um termo de cooperação com o Banco do Nordeste. Nós temos um estreito relacionamento com os agentes financeiros e conseguimos dar encaminhamentos para ajudar a resolver esse tipo de questão”, concluiu Monteiro. 



Atendimento

 

A declaração anual para microempreendedores rurais pode ser emitida no site da Receita Federal e na Sala do Empreendedor da SEMDET,  que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, de forma presencial. Para efetivar a declaração, basta levar em mãos o CNPJ e o faturamento do ano de 2022. Os agentes de desenvolvimento estão à disposição para orientar, formalizar e fazer a declaração anual sem nenhum custo. A SEMDET fica localizada na  Rua Pereira Lobo, 72, Centro Histórico (em frente ao INSS).

 

 Fotos:  Dani Santos