Médicos e enfermeiros de São Cristóvão recebem o último módulo de capacitação do Programa Mortalidade Zero da Fundação Abrinq

05/10/2023 - 20:42 Atualizado há 1 dia

Nos dias 04 e 05 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão recebeu representantes da Fundação Abrinq para finalizar os ciclos de capacitações que aconteceram desde o início do ano com a parceria entre as instituições. O evento aconteceu no Paço Municipal, onde foram capacitados médicos e enfermeiros com o intuito de mostrar mecanismos de combate à mortalidade infantil e materna por causas evitáveis, dessa vez com foco na puericultura.

O Programa Mortalidade Zero foi criado em 2021 e atua nos estados da Bahia, São Paulo e Sergipe. A iniciativa apoia as cidades no combate à mortalidade infantil, trabalhando intersetorialmente com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social para a elaboração de um plano de redução do óbito infantil no município. Responsável pelo desenvolvimento do programa, a Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) atua desde 1990 em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher, explica que além de estar trabalhando com os médicos e enfermeiros, também foram ministrados módulos para agentes de saúde, que concluíram no mês anterior. Até chegar na fala sobre puericultura, que é o acompanhamento periódico da saúde da criança, foram abordados temas como planejamento sexual e reprodutivo, pré-natal e puerpério.

“Essa capacitação é muito relevante para atualizar os profissionais e reforçar a importância de alguns pontos que não podem ser deixados de prestar atenção durante o período de gestação, parto e nascimento. Sem dúvida alguma foi um ganho muito positivo para o município. Estamos finalizando hoje as formações com médicos e enfermeiros, mas a Fundação Abrinq continuará dando apoio durante o ano que vem, para fortalecer o cuidado materno-infantil”, afirma a coordenadora.

Maria Helena Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher de São Cristóvão

Um diferencial da Cidade Mãe é contar com um Plano Estratégico elaborado pelo Comitê Municipal de Prevenção de Óbitos Materno, Infantil e Fetal (COMPROMIF), que é vinculado à Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DiVAS) da Secretaria Municipal de Saúde, com parcerias intersetoriais. A Fundação Abrinq, portanto, agrega ao município para fortalecer as ações do Comitê; oferecendo formações aos profissionais da Atenção Primária.

O Programa Mortalidade Zero oferece também o incentivo à criação de mais grupos de gestantes nas Unidades Básicas de Saúde e leva informação para mães, gestantes e população sobre temas relacionados à gravidez e puerpério através da realização de campanhas voltadas à importância do aleitamento materno e adesão ao pré-natal.

Adriana Lúcia Costa, assistente técnica da Abrinq e ministrante da fala sobre puericultura, ressalta que o objetivo do programa é melhorar as taxas de mortalidade infantil e materna, reduzindo, assim, os indicadores que hoje estão altos nos municípios trabalhados, devido a uma melhora na assistência.

“Essa formação de hoje veio ao decorrer de seis módulos, onde abordamos muitas práticas assistenciais que já são preconizadas pelo Ministério da Saúde. Porém, fazemos aqui um lembrete do que já foi esquecido e trazemos novas atualizações. Hoje nós vamos falar, para fecharmos esse módulo, sobre cuidados da criança, do recém-nascido ao primeiro ano”, relata Adriana.

Adriana Lúcia Costa, assistente técnica da Abrinq

O enfermeiro Matheus Santos Reis, atuante na UBS Maria José Figueiroa, participou da formação e destaca que é um benefício mútuo para os profissionais da rede municipal de saúde: “Nos capacitando consistentemente, estaremos também mais aptos para observar e prevenir um agravo que possa vir a afetar tanto a mulher como a criança. Então, é de suma importância pelo fato de que a população, principalmente as mães, vão estar sendo bem assistidas, acolhidas e o importante é a prevenção”.

Matheus Santos Reis, enfermeiro

A médica Virna Correia, que atende ao povoado Rita Cacete, foi outra participante da capacitação e, para ela, as equipes conseguem ter resultados muito mais firmes e prolongados quando trabalham com as bases: “Acho que cuidar da base, que é essa ordem dada à criança, da mulher, a gente tem bons frutos e permanência na saúde. Então, acredito que tratar desse tema é importante e é fundamental”.

Virna Correia, médica