Mães da Cidade Mãe: Conheça o projeto que fortalece a atenção à saúde materno-infantil em São Cristóvão

13/05/2023 - 10:02 Atualizado há 22 horas

Dayse Kelly está prestes a comemorar seu primeiro Dia das Mães com seu filho Heitor. Com o bebê sorridente nos braços, ela chega para mais um atendimento na USF Irônia Aragão. Desde os primeiros meses de gravidez, Dayse foi atendida no pré-natal, e hoje, cinco meses após o parto, ela e o filho continuam recebendo cuidados médicos mensais. A atenção à saúde materno-infantil é direito dela e de toda mãe. Contudo, além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão criou um projeto que fortalece ainda mais essa gama de serviços - o programa “Mães da Cidade Mãe”.

Esse programa visa estruturar, qualificar e reorganizar o processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para atenção integral à saúde da mãe e da criança. Com o desenvolvimento do projeto, é esperado o crescimento dos serviços ofertados pela Atenção Primária voltada à saúde sexual e reprodutiva. Também é buscado o aumento das consultas realizadas com gestantes, reforço ao acompanhamento a crianças e puérperas na primeira semana pós-parto e outras ações e a redução da mortalidade materno, infantil e fetal.

Maria Helena Andrade, coordenadora da Divisão de Saúde da Mulher, acredita que o programa, instituído em 2019, é uma importante estratégia para a saúde do município. “O ‘Mães da Cidade Mãe’ objetiva a implantação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher e da criança, garantindo acesso, acolhimento e resolutividade. Dessa forma, são reduzidos os índices de mortalidade materno-infantil, aumentando a qualidade da assistência prestada às usuárias do município”, afirma.

Maria Helena Andrade, coordenadora da Divisão de Saúde da Mulher

Serviços do programa

Apesar de sentir as dificuldades intrínsecas à maternidade, o tratamento que recebeu na unidade de saúde foi uma surpresa positiva para Dayse Kelly. Antes, tinha receio de se deparar com um atendimento complicado por ser público, mas, segundo ela, foi de fácil acesso desde o início da gravidez. “As pessoas aqui apoiam a gente, acompanham desde o início até depois. Tem todo acompanhamento, não só a mim quanto a meu filho. Tanto o dentista, quanto médica, recepcionista, vacina, todo mundo aqui acima de tudo nos trata super bem”, relata.

Dayse Kelly e seu filho Heitor, usuários da USF Irônia Aragão e do programa "Mães da Cidade Mãe"

No pré-natal, as unidades de saúde de São Cristóvão, com o reforço do programa “Mães da Cidade Mãe”, realizam busca ativa das gestantes na comunidade, o acolhimento dessas mulheres nas UBS, consultas periódicas, exames com coleta de sorologia, ultrassonografia no primeiro e último trimestre, criação de grupos de gestantes, suplementação de sulfato ferroso e ácido fólico, qualificação na referência para mulheres classificadas com gestação de alto risco, visitas às maternidades e pré-natal odontológico. No momento do nascimento da criança, é garantia da mulher o parto normal ou cesáreo.

As unidades continuam o acompanhamento no puerpério, cuidando também da saúde da criança. São oferecidas consultas pela Equipe de Saúde da Família na primeira semana pós-parto e de vida do bebê, teste do pezinho, consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil até os dois anos de idade, consultas periódicas para necessidades de acompanhamentos especializados de crianças, planejamento reprodutivo às puérperas, além de assistência odontológica integral.

A enfermeira Meiriane Oliveira, que atende gestantes, puérperas e crianças na USF Irônia Aragão, explica que as Equipes de Saúde da Família assistem toda a comunidade em diversos ciclos de vida, e uma das linhas de cuidado é o cuidado materno-infantil, ressaltando a importância do cuidado para além do pré-natal: “O primeiro atendimento da mãe e da criança, depois do parto, geralmente é feito em ambiente domiciliar, exceto em algum estado específico em que esse essa visita não possa ser realizada. A partir de então, começamos a rotina de acompanhamento de puericultura, onde acompanhamos a criança mensalmente, observando os principais marcadores de crescimento, desenvolvimento, e também acompanhando sua vacinação e dando seguimento também no acompanhamento dessa mulher no pós-parto. Orientamos em relação ao processo de amamentação e também no planejamento reprodutivo após o nascimento de uma criança”.

Meiriane Oliveira, enfermeira da USF Irônia Aragão

Para a mãe do pequeno Heitor, um dos momentos mais marcantes durante esse processo foram as reuniões do grupo de gestantes, pois trouxeram bastante alegria, proporcionando-lhe novas amizades que passavam pela mesma situação e permaneceram até hoje. Relembrando os bons momentos, Dayse ainda reforça, pontuando o acolhimento, a identificação e a intimidade construída: “Quando a gente vinha aqui, conversava, aprendia, ensinava muita coisa. Foi muita coisa nova que a gente aprendeu, tanto ouvindo quanto compartilhando.  Para mim, foi uma experiência muito incrível, muito legal”.

Fotos: Dani Santos