Loja de artes e artesanato de São Cristóvão começa a funcionar no Shopping Riomar

02/06/2021 - 22:30 Atualizado há 15 minutos



A Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fundact) abriu, na última terça-feira (01), a Loja Cidade Mãe no Shopping Riomar em Aracaju. O objetivo é vender a arte e o artesanato produzido no município. Ao todo são 26 artistas expondo e vendendo seus trabalhos.

 

São quadros, roupas, bordados, bijuterias, bolsas e demais acessórios, objetos de decoração e produtos culinários que representam a cultura, a arquitetura e a religiosidade do povo sancristovense. Muitos dos objetos fazem referência a Santa Dulce dos Pobres, primeira santa brasileira que iniciou sua vida religiosa na cidade.

 

 

A presidenta da Fundação, Paola Santana, disse que a ideia da loja é ter mais um espaço, nesse período de pandemia, para comercialização de produtos da cidade. “A proposta é levar a cidade para a capital, para um shopping com grande circulação de pessoas, de forma segura. A gente já fez isso uma vez, está fazendo num segundo ano aproveitando a exposição de Santa Dulce para pegar o gancho do turismo em São Cristóvão”, falou ela.

 

 

Ridace Evagelista é uma das expositoras, a artesã que trabalha com criação de roupas e demais acessórios, acha que a loja aberta é fundamental e uma valorização muito grande do trabalho dos artistas. “Eu nasci e me criei em São Cristóvão e nunca vi o artesão ser tão valorizado como estamos sendo nesses últimos anos. Fazer arte é muito difícil, é dedicação, é amor. Cada uma, dentro desse contexto, tem uma história e estamos aqui unidos para divulgar tanto nosso trabalho como a cidade que os apoia tanto. Quero agradecer de coração a todos que estão envolvidos nesse projeto”, disse ela. Demonstrando muito contentamento com a oportunidade de expor seu trabalho ela ressaltou que “cada um dá o pouco que tem e quando você junta dá a grandeza. A arte é isso, é soma, você tem que somar e quando você soma tudo dá certo”.

 

Ridace Evangelista, artesã

 

Cláudia Oliveira, outra expositora, disse que se trata de uma oportunidade maravilhosa, já que o turismo na cidade ainda não é suficiente para dar vazão a sua produção. “A gente tem que viver de feira, shopping e sempre que isso acontece nos vendemos muito, como já foi provado em outras oportunidades”, falou animada.

 

Cláudia Oliveira, artesã

 

A loja fica no primeiro piso do Shopping Riomar no bairro Coroa do Meio em Aracaju.

 

Fotos: Dani Santos