Janeiro Branco: Unidades de saúde de São Cristóvão realizam ações preventivas em prol da saúde mental durante o mês

30/01/2024 - 17:43 Atualizado há 3 dias



O Janeiro Branco inicia as campanhas de conscientização em saúde do ano, buscando fortalecer o diálogo, a informação e a prevenção voltada à saúde mental. O primeiro mês foi escolhido pois, simbólica e culturalmente, o início de um novo ciclo é propenso a reflexões sociais, existenciais e emocionais. Levando em conta a importância da saúde mental para a vida dos indivíduos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão preparou diversas atividades e ações de acolhimento nas unidades de saúde para os usuários da rede SUS do município.

 

As atividades contaram com falas de conscientização, ofertas de testes rápidos, instituição de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) com auriculoterapia e aromaterapia, além de intervenções lúdicas e artísticas de Ewertton Nunes, membro da Coordenação de Educação em Saúde da SMS. Junto ao núcleo de Educação Permanente em Saúde, Ewertton afirma que a saúde mental é tida como prioridade e base para a qualidade de vida da população.

 

 

“Precisamos começar falando sobre saúde mental e prosseguir fazendo isso. A nossa meta é conseguir fazer com que o diálogo seja de fato permanente. Indo às unidades, integrando cada vez mais trabalhadores e os nossos pacientes e usuários, porque acreditamos que existe gente que precisa no outro lado do balcão nos consultórios, não só a população que é assistida, mas quem cuida precisa de cuidados. Temos circulado em todas as unidades do nosso território”, afirma o artista.

 

Ewertton Nunes, membro da Coordenação de Educação em Saúde da SMS

 

Stefanie Vieira, coordenadora da Atenção Psicossocial do município, reforça que o objetivo da campanha de Janeiro Branco nas unidades é colocar em máxima evidência a importante dos cuidados com a saúde mental, uma vez que questões psíquicas têm assolado moradores de todas as idades, sendo notado o número elevado de encaminhamentos aos serviços de saúde mental da Cidade Mãe.

 

“A importância de trazer a temática de saúde mental para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) é que a população consiga compreender que os cuidados em saúde mental começam no território e nesses espaços estão as UBS. Em parceria com o Núcleo de Educação Permanente, temos levado para a comunidade a importância de trabalhar essa temática de forma mais lúdica e espontânea, para que a população possa interagir, tirar suas dúvidas através da ludicidade, mas também compreendendo a Rede de Atenção Psicossocial do município. Janeiro traz essa alusão à cor branca uma vez que nela podemos colorir e pintar de diversas outras cores”, explica a coordenadora. 

 

Stefanie Vieira, coordenadora da Atenção Psicossocial de São Cristóvão

 

Recepção das UBS

 

Uma das abordagens no diálogo com as UBS foi apontar formas naturais, acessíveis e contínuas para cuidar da saúde mental dos pacientes, como alternativas mais saudáveis ao uso exacerbado de medicamentos. A gerente da UBS Sinval José de Oliveira, Rejane Santana, aponta que alguns cuidados essenciais são fazer exercício físico e tomar banho de sol pela manhã, por ativar a vitamina D no organismo. Além disso, são utilizadas na unidade as PICS, a exemplo da auriculoterapia e aromaterapia.

 

“Fazemos esse cuidado diário com os pacientes, junto às enfermeiras e à médica, para que esses usuários tenham a consciência que precisamos cuidar da nossa saúde mental diariamente com o intuito de não chegar a ter transtornos de algum tipo. No dia a dia, podemos ter um olhar mais crítico sobre a nossa saúde, então iniciamos janeiro com essa campanha para que, durante o ano, possamos continuar com esses cuidados mês a mês”, defende a gerente.

 

Rejane Santana, gerente da UBS Sinval José de Oliveira

 

Médica da unidade, Valcineide Moraes aponta que a demanda da população em relação à saúde mental é alta e necessita de assistência, principalmente voltada às práticas integrativas. 

 

“Muitos dos pacientes estão em um alto nível de vulnerabilidade e baixa renda, então é interessante ter atividades mensais nesse sentido, porque nesta ação tivemos um quantitativo de adesão significativo, mas a demanda da saúde mental é muito alta. Colocamos um horário exclusivo na agenda para atender essa parcela da população. Ter contato constante com esses cuidados vai impactar fisicamente a vida deles, e assim vão ver que não só apenas a medicação vai solucionar a questão, mas sim uma combinação com outras práticas”, defende a médica.

 

Valcineide Moraes, médica da UBS Sinval José de Oliveira

 

Em outras unidades, como a UBS Jairo Teixeira, também foram ofertadas atividades com PICS, como massagens, terapia com ventosas e drenagem linfática. Segundo Jane Correia, gerente da unidade, “as atividades aconteceram com uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), sendo uma psiquiatra, duas psicólogas e uma assistente social”.

 

Jane Correia, gerente da UBS Jairo Teixeira

 

Ação da EMAESM na UBS Jairo Teixeira

 

A usuária Eliene Santos Ferreira participou da ação na UBS Sinval José de Oliveira, fez testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, aferiu pressão arterial e glicemia, e reafirmou a importância de manter o cuidado constante com sua saúde física e mental em alinhamento.

 

“Eu tenho tantas doenças e fazer os exames é muito bom para mim. Sobre saúde mental, é bom ter esse acompanhamento médico, porque eu tenho ansiedade. Tem dias que eu choro tanto pensando nos meus filhos e no meu neto, que não vem me ver. Por isso eu gosto que tenha essas ações, é maravilhoso para mim”, anima-se a usuária.

 

Eliene Santos Ferreira, usuária

 

Ação de Janeiro Branco na UBS Luiz Alves

 

Ação de Janeiro Branco na UBS Luiz Alves

 

 

Fotos: Dani Santos e Arquivo SMS