II Conferência Municipal de Cultura em São Cristóvão reúne sociedade e poder público para debater políticas culturais

18/10/2023 - 18:13 Atualizado há 1 hora



Nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), realizou a II Conferência Municipal de Cultura. O evento foi fundamental na busca por uma maior integração da cultura, no fortalecimento da democracia e no estabelecimento de um debate sobre a memória coletiva, importante para a criação de políticas públicas que promovam o bem-estar social.

 

Este evento, que teve como tema “Construindo o Plano Municipal de Cultura para São Cristóvão", é a primeira etapa da 4ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para março de 2024, em Brasília. Durante a conferência municipal, houve debates sobre políticas públicas, apresentação de propostas e a eleição de delegados que representarão São Cristóvão nas conferências estaduais. Foi enfatizado que as delegações devem ser representativas da rica diversidade cultural do município, a fim de levar as demandas locais para a esfera estadual.

 

 

A programação começou com a leitura do Regimento Interno da 2ª Conferência Municipal de Cultura de São Cristóvão e a apresentação dos 6 Eixos, um documento proposto pelo Ministério da Cultura que guia o desenvolvimento de políticas culturais. A Presidente da Fumctur, Paola Santana, enfatizou a importância da apresentação detalhada desses eixos, pois desempenham um papel crucial no direcionamento do debate sobre o futuro da cultura no Brasil. Isso garante que todos possam compreender claramente o conteúdo do documento do Ministério, permitindo a produção de propostas que contribuam para manter São Cristóvão como uma das cidades que mais produzem  cultura em Sergipe. 

 

Paola Santana, presidenta da Fumctur

 

 

Paola Santana também enfatizou a relevância da conferência para a cidade: "A cultura desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, e esta conferência é um espaço onde o poder público e a sociedade civil podem se unir para moldar políticas que fortaleçam nossa identidade cultural. É o momento de compreender a burocracia e a formalização necessárias para angariar recursos e de analisar, em parceria com produtores culturais e fazedores de cultura, como esses recursos são direcionados e utilizados”, afirmou. 

 

 

A coordenadora do Ministério da Cultura em Sergipe, Thiane Araújo, ressaltou a relevância da conferência para o município. "Hoje representa um momento crucial para São Cristóvão, e o Ministério da Cultura está profundamente envolvido na promoção desse diálogo sobre as políticas públicas de cultura. A cultura está de volta e nossa missão é compreender as necessidades e demandas do setor. São Cristóvão é uma cidade que respira cultura, e sua administração tem demonstrado um comprometimento inabalável com essa causa. A cultura não é apenas um aspecto secundário, mas sim um pilar central tanto para a gestão como para a comunidade em geral”, destacou. 

 

Thiane Araújo, coordenadora do Ministério da Cultura em Sergipe

 

Alana Vargas, secretária de Arte e Cultura da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), compartilhou sua visão sobre o evento e enfatizou a importância da participação cidadã na formulação de políticas culturais. "Esse diálogo entre a sociedade e o poder público é de extrema importância, especialmente para nós, artistas performáticos e pessoas da comunidade LGBTS, pois estamos contribuindo ativamente na construção dessas políticas. Este é um momento de reparação significativa, e só podemos expressar nossa gratidão pela iniciativa do governo federal e pelos esforços da administração municipal", disse. 

 

Alana Vargas, secretária de Arte e Cultura da ANTRA

 

Ridaci Evangelista, artesã e membro do Conselho Municipal de Cultura, reforçou o compromisso da conferência com a diversidade cultural do município: "É de extrema importância para nossa cidade, tão rica em cultura e tradições, vivenciar este momento único, que também contribui para a formação de novos artistas em geral. Esse intercâmbio entre todos os participantes é crucial para que possamos sair daqui com definições que melhorem nossa estrutura não apenas no município, mas também em todo o estado de Sergipe”, enfatizou. 

 

Ridaci Evangelista, artesã e membro do Conselho Municipal de Cultura

 

Marcaram presença

 

O evento reuniu uma ampla variedade de participantes que desempenham papéis importantes na promoção da cultura e no desenvolvimento de políticas culturais no município. Isso inclui representantes da sociedade civil, profissionais criativos, instituições públicas e pessoas de diversas áreas de atuação, tornando o evento inclusivo. Além disso, a conferência contou com a presença dos vereadores Ítalo Macário e Rafael do Sucatão.

 

 

Fotos: Heitor Xavier