I Mostra de Artesanato da Cidade Mãe de Sergipe acontece na Praça da Matriz

22/03/2024 - 18:38 Atualizado há 4 horas



A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), realiza a I Mostra de Artesanato da Cidade Mãe de Sergipe - Associativismo, Economia Criativa e Solidária - em parceria com a Associação de Artesãs e Artesãos Mãos que Pensam. A iniciativa que celebra o Dia Nacional do Artesão, comemorado no dia 19, traz como oportunidade um espaço de visibilidade a tudo que é produzido em termos de artesanato, gastronomia e produtos da economia criativa e solidária. A mostra acontece nesta sexta-feira (22) até as 17h, e no sábado (23) até às 19h na Praça da Matriz. 

 

 

 

 

 

De acordo com a diretora municipal do Trabalho, Neusa Malheiros, a ideia da mostra é buscar a valorização do que é produzido artesanalmente para uma profissão que é tão importante. “É um compromisso da gestão com esse segmento da economia local e que também contribui para a divulgação do turismo na cidade, promover eventos de destaque para esta classe, de maneira a fomentar, valorizar e oportunizar renda para todos que vivem do artesanato”. 

 

 

Neusa Malheiros, diretora municipal do Trabalho

 

 

A diretora destaca também a parceria com a associação e a prefeitura na realização dessa primeira mostra. “É importante também trazer a relevância do trabalho do associativismo que contribui para o fortalecimento enquanto segmento coletivo. Portanto, essa mostra traz uma perspectiva de fortalecer esse trabalho coletivo, organizativo desse segmento”. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo a representante da associação, Maria do Carmo Batista, o artesanato ainda é uma atividade de complemento na renda das famílias, mas a intenção dos artesãos e a associação é que o artesanato possa ser um emprego, produzindo uma renda maior para aqueles que produzem, quanto para o município.

 

 

Maria do Carmo Batista

 

 

“Por enquanto fazemos algumas feiras nível município, mas estamos fazendo parte de outras instituições, a associação hoje é filiadas a Unisol, e estaremos participando da Feira da Economia Popular Solidária, e pretendemos abranger, fortalecer, diversificar o conhecimento, agregar valor e fazer com que o artesanato não seja só como um complemento, mas um emprego.  Então esse momento aqui da amostra, essa junção dos equipamentos da e a associação com certeza vai ajudar bastante, vai fortalecer, vai dar visibilidade ao artesanato”, destaca Maria. 

 

 

Expositores 

 

“A gente fazia e vendia em casa mesmo através de encomendas, mas depois que o prefeito passou a abrir esses espaços para gente para exposição tivemos mais visibilidade, mais conhecimento, pois encontramos aqui outros artesãos. São espaços que recebem muitos visitantes, moradores aqui da cidade e de fora também, gostam do nosso trabalho, compram o que está exposto ou fazem sua encomenda e isso é maravilhoso pra gente”, partilha Maurina Corrêa Santos, artesã. 

 

 

Maurina Corrêa Santos

 

 

Acho que todo negócio, todo pequeno empreendedor, quando surgem oportunidades para expor os produtos, trazer visibilidade para o trabalho, é super válido, porque mais pessoas acabam conhecendo os produtos, conhecendo a empresa e isso, com certeza, é positivo e traz benefícios para o negócio em si’, afirma Darley Possamai, responsável pela Vinícola Possamai. 

 

 

Darley Possamai

 

 

Programação dias 22 e 23/03 das 10 às 19h

 

Dia 22/03

 

Exposições:

Mestre Passos - Artesão e Luthier 

Matheus Santana - Luthier 

Mestre Nivaldo Oliveira 

Artista plástico Gladston Barroso 

Produtos da Sala dos Saberes e Fazeres 

Produtos da gastronomia típica de São Cristóvão 

 

Stand da Associação “Mãos que Pensam”

 

Projetos da Casa da Costura “Dona Zil” e da Casa Cosmos

 

Sala do Empreendedor - Apresentação dos Serviços disponíveis 

 

Troca da Palavra - A Literatura Local 

Tendas das Atividades Terapêuticas do MOPS 

 

15h | Roda de Conversa: “O artesanato Sancristovense além das fronteiras” - Uma experiência do Coletivo de Bonequeiras Temáticas em Exposição no Rio de Janeiro (Tatá e Dona Lourdes) 

 

16h | Apresentação da Chegança do Grupo AMI 

 

17h | Oficina Criativa: crochê, bordado e costura criativa. 



Dia 23/03

 

Feira São Criativos 

 

16h30 | Performance de Capoeira *23/03

 

Troca da Palavra - A Literatura Local 

 

Tendas das Atividades Terapêuticas do MOPS 

 

17h30 | Momentos Musical: Voz e Violão com Janaína Feliz. 





Fotos: Dani Santos