Grupos de romeiros começam a chegar à São Cristóvão para a Celebração ao Senhor dos Passos

23/02/2024 - 17:13 Atualizado há 48 minutos



Movidos à fé e devoção, romeiros de várias cidades do estado caminham até a cidade de São Cristóvão como forma de agradecimento por graças alcançadas. Nesta sexta-feira (23) inicia a Festa de Senhor dos Passos, e muitos cumprem promessas de caminhar até a imagem do Senhor dos Passos na Capela da Ordem Terceira ou Carmo Menor, no Centro Histórico da Cidade Mãe de Sergipe. 

 

Edivânia Fontes dos Santos, é uma dessas fiéis que participam da celebração ao Senhor dos Passos há 20 anos, um ensinamento passado dos seus avós. Há 16 anos, a devota começou a coordenar um grupo de romeiros na cidade de Lagarto com o intuito de cumprir a promessa de caminhar até São Cristóvão. Esse grupo é composto por 121 romeiros, e na caminhada deste ano 88 romeiros caminharam 68 km. Os demais que não vieram, participaram com gestos de doação pelo caminho. 

 

 

Edivânia Fontes dos Santos

 

 

“Esse ato não tem muita explicação, eu posso resumir em uma só palavra: gratidão. Cuidar de cada detalhe, cada acontecimento que venha acontecer, porque hoje, para mim, eu prezo muito por Deus me dar essa missão na minha vida. Vim até aqui, aos pés divino do Senhor dos Passos”, disse Edivânia. 

 

Os romeiros saíram da cidade de Lagarto às 16h do dia de ontem (22) e durante o caminho foram feitas 5 paradas para descanso e alimentação.  “Alguns romeiros chegaram aqui em São Cristóvão às 07h e outros ainda estão para chegar, por volta das 12h conseguem chegar. Durante a caminhada fizemos 5 paradas para um descanso, para nos alimentarmos, sempre com comidas leves. A caminhada é longa, são 68 km, mas é um gesto gratificante, cada um tem um motivo especial e cada um entende o seu significado. Para mim, é um ensinamento dos meus avós que sigo até hoje, além de motivos pessoais também”, compartilha a coordenadora do grupo. 

 

Para Robson Carneiro Silva esse ato vai além do que apenas gratidão pelas graças alcançadas, é o homem sair da sua zona de conforto e demonstrar uma prova de amor aos olhos de Deus. “Participo da celebração ao Senhor dos Passos há 3 anos, mas é a primeira vez que venho caminhando com o grupo. Acho que vale a pena para Deus, é uma demonstração de humildade para com Ele, simboliza algo bom na vida do ser humano, um sacrifício vivo, agradável aos olhos de Deus, temos que mostrar prova de amor para com Deus. E é isso que é pra mim, para além de tudo, isso é uma prova de amor para Deus”.

 

 

Robson Carneiro Silva

 

 

Claudinei Santana e Selma Cristina são irmãos, e decidiram juntos a alguns familiares realizar essa promessa. Após a longa caminhada, a chegada é cheia de emoção, por ter conseguido cumprir a promessa por mais um ano. “A gente vem na fé, porque são mais de 60 km caminhando, saímos de Lagarto às 16h de ontem e estamos chegando por agora, às 11h. Tem pessoas que machucam muito os pés, os joelhos; então é a fé que nos move mesmo. Eu cumpro essa promessa há 3 anos, e gostaria que todos tivessem essa força de vontade, coragem e fé, porque são muitas graças alcançadas a todo momento. Hoje faço isso como forma de gratidão por tudo que alcancei na minha vida”, partilha Claudinei. 

 

 

Claudinei Santana

 

 

Emocionada, Selma Cristina diz que começou a participar da caminhada para acompanhar uma amiga, mas hoje faz suas devoções e seus agradecimentos. “A primeira vez que vim, vim para acompanhar uma amiga, pois vi o sofrimento dela. Daí, meu irmão também sentiu a vontade de vir, convidei meu filho, minha nora e minha colega do trabalho para vir também. Fomos nos reunindo, fazendo esse grupo, mas cada um com seu objetivo, sua força de vontade para conseguir o que almeja ou agradecer pela graça já alcançada. Hoje estou fazendo outra devoção, ano que vem vou vir novamente agradecer, porque vale a pena o sacrifício”. 

 

 

Selma Cristina



Fotos: Heitor Xavier