Gastronomia e artesanato de São Cristóvão estão presentes no projeto ‘Casa dos Saberes e Fazeres’, no Oceanário de Aracaju

07/07/2023 - 16:49 Atualizado há 14 horas



Com apoio da Prefeitura de São Cristóvão, profissionais das áreas da gastronomia e do artesanato da Cidade Mãe de Sergipe estão compondo a ‘Casa dos Saberes e Fazeres’, no Oceanário de Aracaju, na Orla da Atalaia. O projeto que está em execução desde o dia 21 de junho reúne diversos municípios sergipanos e segue até o próximo domingo (09). 



Promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a iniciativa está vinculada ao circuito do Arraiá do Povo e conta com a participação de profissionais do artesanato e gastronomia de 22 municípios, que veem na ação a oportunidade de expor e comercializar seus produtos. A presença de São Cristóvão foi constante durante todas as tardes desde o início do projeto. Produtos tradicionais como pisamacio, briceletes, beijus, queijadas, além de diversos tipos de artesanato produzidos pelos artesãos e artesãs da cidade, dentre outros itens, foram levados para que visitantes e turistas que circulam pelo local pudessem conhecer um pouco mais das potencialidades da cidade histórica.  

 



Na última quinta-feira (06), foi a vez das marisqueiras do projeto ‘Filhas do Mangue’ marcarem presença na ação. Moradora do povoado Arame II, Gilvânia dos Santos comemorou a possibilidade de poder levar sua mariscada para apreciação dos turistas de várias partes do país. “Para nós está sendo bem legal porque estamos mostrando nosso trabalho, fazendo essa divulgação para que os turistas possam conhecer nossos produtos”, comentou.


Gilvânia dos Santos, marisqueira 

 

Levando seu trabalho artesanal com materiais recicláveis e com madeira, Wilson da Silva foi outro morador de São Cristóvão que participou da ‘Casa dos Saberes e Fazeres’. “É uma oportunidade muito boa, porque moro em um povoado distante da cidade e acabo não conseguindo expor tanto meus produtos. Para a feira eu trouxe umas novidades, consegui vender os materiais e tem sido muito boa a experiência”, afirmou.



Representando a Associação de Artesãos Mãos que Pensam, parceira da Prefeitura na ação, Ridaci Evangelista Santos, também celebrou a iniciativa. “Acredito que todo artista precisa sair de sua zona de conforto para que possam ler o olhar dos outros artesãos e trocar experiências para que seu trabalho evolua, e aqui esses profissionais podem fazer isso. Está sendo espetacular poder participar”. 


Ridaci Evangelista Santos, artesã

 

Além de firmar a parceria, durante todos os dias, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e do Trabalho (Semdet), tem dado suporte logístico aos profissionais que precisam se deslocar de São Cristóvão para Aracaju. Para o secretário Josenito Oliveira, “todo evento é uma oportunidade para São Cristóvão mostrar suas potencialidades, principalmente no artesanato e gastronomia que são muito ricos, por isso a Prefeitura não poderia deixar de apoiar. Isso gera emprego, gera renda e fortalece os negócios destes profissionais que precisam do suporte do poder público”, declarou. 


Secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira

 

Segundo a coordenadora do evento, Léa Duarte, além de fomentar a economia criativa, o projeto também fortalece os laços entre os produtores. “Nós temos uma planilha de vendas diárias e aqui pudemos constatar que tivemos um fluxo de comercialização maior do que em outros espaços durante o período junino. Foi muito interessante a interação dos municípios, a troca de experiências e a solidariedade entre eles. O projeto tem sido benéfico em todos os sentidos, mas, principalmente na questão humana que é nosso maior foco. Entendemos que por trás de todos esses trabalhos existem dores, sorrisos, sacrifícios e, sobretudo, a história daquele ser humano que está compondo o projeto, e neste sentido, o aproveitamento foi de mais de 100%”, celebrou a coordenadora. 

 

Léa Duarte, coordenadora do evento

 

 

Funcionamento

 

Aberta ao público de terça-feira a domingo, das 13h30 às 17h, a ‘Casa de Saberes e Fazeres’ tem entrada gratuita – o acesso é pela lateral do Oceanário. O evento segue até o próximo domingo (09). 

 

Fotos: Heitor Xavier