Fumctur realiza audiência pública com artistas no Rosa Elze para esclarecer dúvidas sobre a Lei Paulo Gustavo

03/04/2023 - 18:41 Atualizado há 1 dia



 

A Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) realizou na última sexta-feira (31), uma audiência pública na Biblioteca Municipal Professor Luiz Alberto, no Rosa Elze. Durante o encontro  foram explicados aspectos importantes sobre a Lei Paulo Gustavo. Além disso, as pessoas presentes puderam fazer sugestões e apresentar demandas para a aplicação da Lei em São Cristóvão, como explica a diretora de cultura e arte da Fumctur, Elma Santos: 

 

“Essa audiência pública é o momento que a gente explica o que é a Lei Paulo Gustavo para os produtores de cultura do município. Além de apresentar a lei, é um momento de diálogo com esses profissionais para tirar dúvidas,  porque a lei determina que para a construção dos editais os profissionais precisam ser ouvidos sobre as demandas deles, onde o dinheiro deve ser investido e de que forma os editais devem ser construídos”, pontuou Elma. 

 



Elma Santos, diretora da Fumctur

 

Para as pessoas interessadas em participar do edital a audiência é fundamental, como ressalta o cantor Joba Alves, conhecido artisticamente como Joba Ralacoxa: “Já participei dos editais de outros editais e às vezes sinto dificuldade sobre questões ligadas a documentação necessária para participar das seleções. O espaço foi muito esclarecedor e ajudou sobre essa lei que é nova para todos”, celebrou.



Joba Alves, cantor

 

 

O estudante de teatro Luciano Gomes conta que a maior dificuldade encontrada por ele para participar de editais de cultura e arte é o acesso à informação: “Sinto muita dificuldade com relação às informações disponíveis nesse tipo de edital. Quando essa informação chega de uma maneira mais prática, facilita bastante”. Luciano também pontua a importância do espaço para esclarecer as dúvidas: “Tem sido um momento bem esclarecedor. Uma oportunidade de aprender o passo a passo para participar do processo”. 


Luciano Gomes, estudante de teatro

 

 

Na quinta-feira a Fumctur já havia realizado uma audiência sobre a lei Paulo Gustavo, presencialmente, no Centro Histórico. Durante o encontro foi realizada  uma transmissão ao vivo, que está disponível neste link, para quem tiver interesse em ver ou rever.   Além das consultas presenciais, foi aberto  um formulário virtual, para que todos possam apresentar demandas e sugestões. 



Além disso, é possível entrar em contato com a Fumctur para tirar dúvidas e fazer proposições para a aplicação da Lei Paulo Gustavo, através do telefone 79 3045-4937 e do  endereço de email: fumctur@saocristovao.se.gov.br. Os canais estão disponíveis das 08h às 14:30. 





Sobre a lei



A Lei Paulo Gustavo  injetará R$3,8 bilhões para o fomento e apoio das expressões culturais e manifestações artísticas em todo o Brasil, sendo a maior parte dos recursos para o audiovisual. O recurso é do próprio setor cultural, reinvestindo valores do Fundo Nacional de Cultura e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).  O município de São Cristóvão tem previsão de receber aproximadamente R$ 780 mil. 



Fotos: Heitor Xavier.