Festival de Artes de São Cristóvão se torna Bem de Interesse Cultural

24/08/2023 - 21:56 Atualizado há 12 horas

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que possui 51 anos de história, agora é um Bem de Interesse Cultural de Sergipe. O projeto de Lei de autoria do deputado estadual sancristovense Paulo Júnior foi aprovado na última quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

O evento reúne diferentes manifestações artísticas, como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e muitas outras, propiciando para os visitantes momentos de pura imersão nas mais diversas formas em que a cultura se expressa. Esse foi um dos motivos que fez com que o deputado estadual apresentasse o Projeto de Lei. “A história de Sergipe começa em São Cristóvão e, hoje, nosso Festival de Artes se torna bem de interesse cultural, o que reafirma nossa potência cultural e histórica na construção da identidade sergipana. Estou muito feliz de ser o autor desse projeto e de poder destacar a força de nossa cultura”, falou Paulo Júnior.

Deputado estadual, Paulo Júnior

O Fasc foi iniciado na década de 1970, e serviu de palco para grandes artistas sergipanos e nacionais, para que pudessem expressar suas produções artísticas nas mais diversas modalidades. O evento foi descontinuado em 2005 e retornou em 2017, com a gestão de Marcos Santana, resgatando a proposta dos antigos festivais e reacendendo a programação cultural da Cidade Mãe de Sergipe.

Em 2022, dois anos após pausa por conta da pandemia de Covid-19, o Festival retornou ao formato presencial. Neste ano, quando chega a 38 edições, o Fasc acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, e a expectativa é que 50 mil pessoas circulem diariamente pelas ruas da cidade histórica, movimentando a economia do município.

Realizado pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), o Fasc tem um investimento por edição de mais de R$ 3 milhões, distribuídos em pagamentos de cachês para apresentações artísticas, transporte, hospedagens, estrutura e serviços, e plano de mídia. Todo investimento tem também o objetivo de gerar emprego e renda para os moradores da cidade, tanto com aluguel de suas casas, quanto com vendas pelos comerciantes e ambulantes.

Anne Carol se apresentando no Fasc 2022

Com a realização do Festival, a Prefeitura busca estimular o empreendedorismo fazendo com que a cultura seja uma mola propulsora do desenvolvimento econômico e social de São Cristóvão. Durante o período que antecede o FASC, são realizadas oficinas visando a capacitação da população em ramos como a manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, produção de eventos, produção artística, dentre tantos outros.

Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, ter o Fasc agora reconhecido como um Bem de Interesse Cultural é algo grandioso à medida que isto potencializa ainda mais a importância do evento. “O Fasc é considerado hoje um dos maiores festivais gratuitos de arte e cultura do Norte/Nordeste, e ter esse reconhecimento agora só demonstra a importância dele para São Cristóvão, para Sergipe e para nosso país. É mais uma mostra do poder cultural, artístico e de resistência que o Festival possui. Agradeço ao deputado estadual Paulo Júnior pela indicação e parabenizo pelo belo trabalho que vem desenvolvendo na Alese”, declarou o prefeito Marcos Santana.

Prefeito Marcos Santana na abertura do 37º Fasc

Fotos: Fernando Correia e Heitor Xavier