Festival de Artes de São Cristóvão movimenta a cidade e aquece o comércio do município

04/12/2022 - 06:57 Atualizado há 1 dia

Com a expectativa de receber mais 30 mil pessoas diariamente, o 37° Festival de Artes de São Cristóvão iniciou na última quinta-feira (01) superando os números e movimentando de forma expressiva o comércio da cidade. Ao todo foram cadastrados 213 ambulantes, que estão comercializando comidas, bebidas e artesanato, tanto em locais fixos, quanto em foodtrucks e ambulantes remotos. O evento está acontecendo em quatro dias e segue até o domingo (04) superando o faturamento dos comerciantes.

Dentre os comerciantes está a confeiteira Juliana Maria Santos, que está surpresa com o resultado positivo que o evento já trouxe para a cidade. "A festa nem acabou e eu já posso dizer o quanto valeu a pena trazer meus produtos para vender neste espaço. O movimento tem sido tão intenso que no primeiro dia eu tive que ir embora mais cedo porque não havia mais o que vender. Hoje eu nem arrumei a barraca e a turma já está comprando. Eu já comercializo aqui na cidade há algum tempo e tenho notado uma coragem maior dos moradores abrirem seus comércios, isso devido aos eventos que a gestão realiza, em especial o FASC”, afirmou.

Juliana Maria Santos, confeiteira

O empresário Darlei Possamai possui uma vinícola na cidade de São Cristóvão e levou ao FASC os produtos que produz há mais de um ano no município. "Nosso negócio está localizado em um povoado da cidade e lá produzimos diversos tipos de vinhos, além de suco de uva. Esses foram os produtos que eu trouxe para comercializar e estou entusiasmado com o impacto que este evento traz para o comércio local. Um evento desse porte é fantástico porque além da visibilidade local que ele tem dado para a vinícola, também temos a oportunidade de mostrar nossos produtos para todo Brasil", frisou.

Darlei Possamai, empresário

De acordo com a artesã Lucy Rodrigues, todos os eventos promovidos pela gestão têm contribuído para aumentar a sua renda familiar, em especial o FASC, pela dimensão que alcança. “Não é de hoje que a atual gestão promove eventos que auxiliam o vendedor no sustento da sua família. Um exemplo é a feira São Criativos, que me ajuda desde que eu comecei a comercializar artesanato. O FASC é algo ainda maior, que contempla todos os comerciantes, para além do Centro Histórico da cidade. Além das vendas, eu já aumentei o número de seguidores no perfil profissional e já tenho encomendas para entregar”, destacou.

Lucy Rodrigues, artesã

A administradora Valdirene Pereira parabeniza a gestão pela organização e agradece pela ampla divulgação do evento. “As pessoas que moram aqui em São Cristóvão e dependem do comércio com certeza estão agradecidas com o investimento que a Prefeitura faz na área da cultura, pois uma cidade histórica com certeza precisa atrair turistas e divulgar o seu potencial não só para o Brasil, mas para mundo. E tem mais, aqui a gente se diverte e ainda lucra”, exclamou.

Valdirene Pereira, administradora

Realização e apoio

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar, RR Conect e UNIR.

Programação completa

Dia 04/12 - Domingo

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

19h - Reemah