Feira São Criativos retoma atividades com cronograma mensal

12/06/2023 - 15:51 Atualizado há 3 dias



 

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet) e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), retomou no último sábado (10), no Eduardo Gomes, as atividades da Feira São Criativos, reunindo expositores culturais e empreendedores de São Cristóvão. 

 

 

A Feira São Criativos desempenha um papel fundamental na preservação da identidade cultural da comunidade. Ao promover a gastronomia e o artesanato local, ela fortalece os laços com as tradições e valores transmitidos por gerações. Essa valorização cultural é essencial para manter viva a memória coletiva, fomentar o orgulho e o pertencimento dos moradores em relação à sua comunidade. Além da valorização cultural, o evento é uma oportunidade de dar espaço a empreendedores locais de crescerem e apresentarem seus produtos para venda. Um estímulo para comerciantes de artesanato e gastronomia local que ainda sentem os impactos causados pela pandemia. 

 

 

A exposição aconteceu na praça da Paróquia Nossa Senhora do Loreto 

 

 

Segundo Neusa Malheiros, diretora do trabalho na Semdet, a feira era realizada ocasionalmente durante as atividades ofertadas pela prefeitura, mas a partir deste mês de junho passará a ser realizada mensalmente. “Agora estamos retornando regularmente com um cronograma mensal, as edições serão alternadas entre o Eduardo Gomes e o Centro Histórico. A primeira aconteceu no Eduardo Gomes no horário das 16h às 21h, a próxima será no dia 30, no Centro Histórico, a partir das 11h, e assim sucessivamente”.

 

 

Neusa Malheiros, diretora do trabalho na Semdet

 

Neusa acredita que se tratando de geração de trabalho e renda, a feira é muito importante para gerar oportunidades para as pessoas mostrarem seus produtos, comercializarem, divulgarem seus trabalhos e a cultura local existente nesses trabalhos, seja ele gastronômico ou artesanal. “Mediante ao cenário de desemprego que estamos vivenciando, oportunidades desse calibre são grandiosas, é um momento muito oportuno para o empreendedor ter visibilidade e gerar sua renda familiar”.




Artesãs Expositoras

 

A Feira São Criativos representa um momento especial de encontro entre moradores, visitantes e expositores, onde é possível celebrar a valorização das tradições locais oriundas da gastronomia, da arte e da costura. 

 

Ao todo foram 14 expositores participando desta edição, dentre elas, Carla Buzzola, que trabalha com encadernação e presentes personalizados. Ela se alegra em saber que o novo cronograma foi pensado na contemplação da região do Eduardo Gomes, local onde reside. “Algumas empreendedoras, como eu, não tem carro, então o deslocamento com todo nosso material para eventos na sede de São Cristóvão carrega algumas dificuldades, haverá momentos que não será possível irmos devido a isso. Então essa realização acontecendo aqui no bairro onde moro é de grande ajuda, eu gostei bastante”. Carla adiciona que o momento é de fraternidade e que além da oportunidade de crescer a renda e dar visibilidade ao seu trabalho, também é um momento que melhora sua saúde mental. “É um espaço que aumenta a autoestima, melhora nossa cabeça, a gente ocupa nossa mente e não sente tristeza”.  

 

 

Carla Buzzola, artesã e empreendedora 

 

Ana Luiza Pereira, artesã, compartilhou que quando recebeu o convite para participar da feira não pensou duas vezes. “Eu faço crochê e lingerie, trouxe alguns tapetes e bolsas também. É  minha primeira vez na feira e tô gostando bastante da experiência, é bom se entrosar umas com as outras, conhecer outros trabalhos artesanais, isso faz muito bem”. 

 

 

Ana Luiza Pereira, artesã e empreendedora

 

Visitantes 

 

O evento atrai não apenas os moradores da região, mas também visitantes de outras regiões, que têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura da comunidade. Isso impulsiona a divulgação dos empreendimentos locais e os destinos turísticos da cidade, trazendo benefícios não apenas para a economia local, mas também para a promoção do intercâmbio cultural. 

 

Para as visitantes de Salvador, capital da Bahia, a comida foi a primeira exposição que chamou a atenção. Isabelle Leal, estudante de 20 anos, que estava à procura de comidas típicas do período junino, se sentiu realizada por achar não só o que estava desejando comer, mas também por conhecer uma culinária nova. “Quando percebi que aqui tinha munguzá, vim correndo, mas gostei das outras comidas que tem aqui também”.  Para Adelma Pionária, arquivista e mãe de Isabelle, além do espaço organizado, as pessoas são muito acolhedoras e isso traz um diferencial especial para eventos como este. “Achei bem interessante, fiquei curiosa ao ver de longe e resolvi visitar, o espaço é limpo e organizado, as pessoas são educadas e acolhedoras, e é um lugar que dá para se divertir e degustar das comidas daqui”. 

 

 

Adelma Pionária e Isabelle Leal

 

 

Além das exposições, a estrutura traz um mini palco com músicas locais, regionais e nacionais para agradar todo o público. “Eu acho bem criativo, aqui na região não acontece nada de diferente, a feira é um novo lugar para ir com a família, trazer as crianças, os produtos que estão expostos são artesanatos que eu gosto, bem como as comidas, então para aqueles que organizaram, estão de parabéns”, compartilha Joseane Assis, operadora de caixa que estava visitando a feira com seu filho. 

 

 

Joseane Assis, operadora de caixa


 

Fotos: Érica Xavier