Febre Aftosa: campanha de vacinação segue até o dia 31 de Maio

12/05/2023 - 16:05 Atualizado há 1 dia



 

A cidade de São Cristóvão é referência no alto índice de vacinação da Febre Aftosa e este ano segue fortemente a campanha para que seja ainda melhor. O período vacinal teve início no dia 01 e segue até o dia 31 de maio; após esse período os pecuaristas terão até o dia 10 de junho para declarar a vacinação e atualizar o seu rebanho.

 

Por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento e do Trabalho (Semdet) em conjunto com a Emdagro (Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe), a Prefeitura de São Cristóvão vem fortalecendo a campanha e conscientizando os produtores para o ato vacinal do rebanho. A vacinação contra a Febre Aftosa é obrigatória e ajuda no controle da doença por todo o Estado. 

 

Em 2022, foram vacinados um total de 11.714 bovinos de todas as faixas etárias e 10 bubalinos entre 24 e 36 meses, deixando a cidade com um índice admirável de mais de 97% do rebanho devidamente vacinado e declarado. Segundo o chefe local da Emdagro, Renato Figueiredo, Sergipe está há 27 anos sem ter Febre Aftosa, e é esperado que neste ano, após a segunda campanha, obtenha-se esse índice não só em São Cristóvão, mas em todo o Estado e, dessa forma, possa alcançar o controle da doença sem vacinação em 2024. “O índice mínimo que o Ministério da Agricultura e Pecuária pede é de 90%, São Cristóvão alcançou os próximos 98%, esperamos manter esse índice, e juntos com os outros municípios, a gente abra a possibilidade para 2024 termos o controle sem a vacinação”. 

 

Renato Figueiredo, chefe local da Emdagro

 

Renato explica que a importância de se ter o controle sem a vacinação do rebanho está no aumento da confiabilidade dos bovinos. “O mercado já está aberto da forma que está, com a vacinação, a tendência é que se abra mais ainda com o controle da doença sem a vacina, tanto para gado de corte quanto para o gado de leite”. 

 

Os pecuaristas têm até o dia 31 de maio para vacinar os bovinos e bubalinos de todas as idades. Após a vacinação, precisarão ir ao órgão da Emdagro, que está localizado na Semdet, para declarar essa vacinação do gado. “Este ato não é somente declarar a vacina, o produtor irá atualizar o rebanho com os todos os animais que tem na prioridade, e isso é importante para depois o Estado e o proprietário ter o controle nas vendas e poder medir a GTA”. A GTA significa Guia de Trânsito Animal, um tipo de documento necessário para a locomoção dos animais entre propriedades.

 

Anderson Cardoso, diretor de Agricultura na Semdet, reforça que a prefeitura tem um papel relevante na divulgação e mobilização dos produtores, pois é de sua responsabilidade buscar obter uma cobertura vacinal alta, já que é parte do Estado. “Precisamos lembrar aos produtores que a vacinação é necessária e obrigatória, além de que precisamos contribuir para que a gente avance nessa política de vacinação, e no próximo ano passaremos a ter o controle sem a vacinação.’




Prefeitura e CONAFER

 

A Prefeitura de São Cristóvão fez uma parceria com a Confederação da Agricultura Familiar (CONAFER) para trazer à cidade equipes técnicas em aperfeiçoamento genético para bovinos de corte e de leite. A diretoria de agricultura do município irá aproveitar o período vacinal e de declaração da Febre Aftosa para coletar as informações dos pecuaristas e fazer o mapeamento para ingressá-los no programa, caso se mostrem interessados e aptos. 

 

Segundo Anderson Cardoso, além do acompanhamento oferecido pelos profissionais da CONAFER, o projeto contará com a utilização da técnica de inseminação artificial, que tem como finalidade aprimorar as características genéticas dos animais selecionados. “Através desta parceria, buscaremos contribuir para o desenvolvimento da pecuária regional por meio da melhoria da qualidade do rebanho bovino e consequente aumento da produtividade”, explica. 

 

 

Anderson Cardoso, diretor de Agricultura na Semdet


 

Fotos: Érica Xavier e Dani Santos