Fasc 2023: Palco Mestre Neca vai receber grupos de cultura popular

27/11/2023 - 18:17 Atualizado há 12 horas

Marcado pela diversidade cultural, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) é uma oportunidade para o público em geral desfrutar do melhor da arte e artistas e produtores de cultura de todo o estado de Sergipe, que podem apresentar seu trabalho. Mais de 100 atrações vão se apresentar no festival.

Entre elas, os grupos que fazem parte da cultura local, e representam manifestações culturais diretamente vinculados à identidade e história sancristovense e sergipana. O espaço vai ficar localizado na Rua Erundino Prado.

O palco é uma homenagem à Seu Neca ou Mestre Neca, como era mais conhecido. O artista foi um dos fundadores da Filarmônica de São Cristóvão e grande incentivador da cultura na Cidade.

Músico versátil de instrumentos de sopro e percussão, brincante de várias manifestações folclóricas, como Reisado, Chegança, Lambe Sujo e Caboclinho, Langa, São Gonçalo e Batalhão, Mestre Neca também fez parte de grupo de chorinho e seresta. O artista faleceu em maio deste ano, deixando um legado valioso para a cultura sancristovense.

Confira a programação do Palco Mestre Neca:

14h - Balé de danças populares SCFV

14h30 - Balé de danças contemporâneas SCFV Coletivo Futuro

15h - Cangaceiros do Sertão

16h - Caceteira de Mestre Rindú

14h - Chegança da Ami

15h - Pífano de Pife

16h - Maracatu Baque Mulher

14h - Maracatu Asé D'Ori

15h - Samba de Coco da Ilha Grande

16h - Quadrilha Meu Xodó

Confira a programação completa do Fasc 2023.

O Fasc

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá e Orizon, e o apoio da RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia, Colortex e Celi. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Com mais de 51 anos de história, o FASC é um dos maiores eventos do Nordeste. A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. O Festival contará com apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições.

O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

Realização

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola, e Estrella Galicia. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE -  Sistema Engenharia, Colortex, Proex e Celi. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Foto: Heitor Xavier.