Fasc 2023 inicia com diversidade e grandes atrações nos Palcos João Bebe Água e Frei Santa Cecília

02/12/2023 - 08:36 Atualizado há 15 horas



O mês de dezembro iniciou com a chegada da 38ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) em 2023. O evento, que se estende até este domingo (03), apresenta um amplo leque de atrações, refletindo a diversidade e a riqueza cultural que o caracterizam. Cerca de 50 mil pessoas transitaram por todo o Centro Histórico, dando vida às praças e ruas, fazendo jus ao tema deste ano que destaca a frase "Somos Múltiplos".

 

 

Na Praça São Francisco, onde está situado o Palco João Bebe Água, quatro atrações proporcionaram um verdadeiro espetáculo. A noite teve início com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, seguida por Carlinhos Brown, a Banda sergipana “Dos Corações Partidos” e Marina Sena encerrando a programação.

 

Palco João Bebe Água, na Praça São Francisco

 

Orquestra Sinfônica de Sergipe

 

Durante sua apresentação, Carlinhos Brown expressou profunda gratidão por participar do Fasc, destacando a importância do evento como guardião da cultura e memória da cidade de São Cristóvão. "O Fasc tem uma representação muito maior do que o acontecimento, que é o interesse de que a cultura seja a mola mestra de memória da cidade. Tudo aqui tem uma história muito forte e uma associação muito forte do que nós somos enquanto Brasil, desde a influência espanhola, até o fato de que muitas cadências importantes na religiosidade, como o fato de nossa Santa Dulce ter recebido o nome aqui, além do fato da relação de Jorge Amado com o local”, explicou. 

 

Carlinhos Brown, cantor

 

"Além desses fatos, o grande revolucionário do Axé Music ou da música baiana é o Mestre Pintado do Bongô, que nasceu em Aracaju. Isso mostra como somos uma cidade irmanada. Eu acredito que o Fasc, em sua 38ª edição, rememoriza todos esses dados porque aqui a gente tem oportunidade de gritar a cultura de uma forma leve e espontânea, porque aqui não faz só música, os diversos segmentos das artes gritam nesse festival e essas brasilidades todas estão de parabéns aqui nesse meio de comunicação que é o Fasc”, concluiu Carlinhos. 

 

 

A Banda dos Corações Partidos, com a vocalista Diane Veloso, encantou a plateia com o seu repertório, performance e participações. A artista expressou a importância do Fasc para o estado de Sergipe. "O Fasc ocupa um lugar em nosso estado que é muito importante e não é de agora, e ele continua e resistiu, assim como a gente resiste fazendo arte aqui. O Fasc cumpre a grande função de abraçar o artista que produz aqui e precisa abraçar cada vez mais, porque somos nós que mantemos uma cena viva em Sergipe, e o Fasc também nos motiva a querer continuar fazendo. É uma confluência muito importante", afirmou.  

 

Diane Veloso, cantora

 

Marina Sena encerrou a noite contagiando o público, que permaneceu firme até o final. “Quando cheguei aqui, eu disse que graças a Deus eu vou cantar nesse lugar, e pelo que pude observar, esse é o meu tipo de festival. Quando vi as casas me trouxe uma memória afetiva completa com o lugar, por parecer com Taiobeiras. Acho muito importante estarmos em lugares onde nem sempre é esperado ter festivais dessa magnitude, e a população merece ter música e arte. É muito interessante esse festival, e eu quero estar aqui sempre”, pontuou.

 

Marina Sena, cantora

 

 

Na Praça do Carmo

 

O Palco Frei Santa Cecília, situado na Praça do Carmo, assume um papel fundamental ao também receber apresentações de artistas renomados. Nesta sexta-feira, a programação contemplou performances de destaque, como Lampião da Rima, a talentosa cantora baiana Rachel Reis, e as bandas sergipanas Reação e The Baggios, sendo esta última originária de São Cristóvão.

 

Palco Frei Santa Cecília, situado na Praça do Carmo

 

Lampião da Rima

 

Rachel Reis, cantora

 

Banda Reação

 

Banda The Baggios

 

Público

 

Durante o evento, a empolgação do público era evidente, com espectadores expressando entusiasmo pelas performances e pela atmosfera do FASC. O casal Luciana Eduarda, coordenadora pedagógica, e Willys Gomes, empresário, compartilharam suas impressões positivas sobre a experiência.

 

"Estamos achando o evento incrível, repleto de cultura. As atrações são surpreendentes, a organização está de parabéns, proporcionando muita segurança e uma estrutura muito bem organizada", afirmou Eduarda. Willys também expressou sua satisfação por fazer parte de mais uma edição do evento. "Estou achando o evento interessante e fundamental para o desenvolvimento da cultura em São Cristóvão, uma cidade histórica. A organização está excelente, e as atrações estão muito boas, sobretudo a que viemos ver especificamente, Marina Sena”, frisou. 

 

Luciana Eduarda, coordenadora pedagógica e Willys Gomes, empresário

 

A turista Talita Anunciação, pesquisadora, compartilhou sua empolgação, destacando que esta era sua primeira vez no FASC. "Estou achando maravilhoso. É um evento cultural muito interessante. Já conhecia Aracaju e decidi incluir o FASC no meu trajeto  turístico, pois achei o evento muito legal. Estou bastante feliz com a experiência”, ressaltou. 

 

Talita Anunciação, pesquisadora

 

O publicitário Victor Hudson também compartilhou sua perspectiva positiva sobre o evento. "Acho que é um evento maravilhoso para São Cristóvão, uma convergência cultural muito importante para Sergipe. Hoje, ver as pessoas se reunindo e aproveitando o festival é algo incrível”. 



Victor Hudson, publicitário 

 

Realização

 

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola,  Estrella Galicia e Caixa Econômica Federal. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE -  Sistema Engenharia, Colortex, Proex/UFS, Celi e Governo de Sergipe. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

 

Confira a programação completa deste sábado (02):

 

Palco João Bebe Água

 

20h - Orquestra Sanfônica

22h - Arlindinho

00h - Liniker

02h - Djonga

 

Palco Frei Santa Cecília 

 

19h - Tributo a Ismar Barreto 

21h - Snooze

23h - Pato Fu

01h - Lívia Aquino - Raízes Negras

 

Fotos: Victor Balde e Heitor Xavier