FASC 2023: Festival vai contar com a mistura de ritmos do rapper FBC

31/10/2023 - 15:25 Atualizado há 1 dia

Funk, rap e indie são alguns dos ritmos que marcam a musicalidade do rapper FBC. O artista ficou conhecido nacionalmente com o hit “Se tá solteira”, que viralizou em 2021, transformando o artista em um fenômeno. Esse reconhecimento levou o músico a se apresentar em todo  país. Pela primeira vez na Cidade Mãe, FBC é mais uma atração confirmada no Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2023, que vai acontecer entre os dias 01 e 03 de dezembro.

Fabrício Soares, conhecido pelo nome artístico  “Filho Bastardo do Caos” ou FBC, é um rapper brasileiro de Belo Horizonte. Foi um dos componentes do Grupo DV. Ao longo da carreira já fez parcerias com Sombra, Froid e Cachorro Magro. Em 2016 destacou-se em “Diáspora”, junto com seus parceiros Djonga, Hot & Oreia, Clara Lima e Coyote Beatz. Já em 2017, sua participação no “Poetas no Topo 2” mostrou FBC para um novo público.

O “Padrim”-  como o rapper  é carinhosamente chamado pelos fãs -  já tem cinco álbuns lançados, S.C.A. (2018), PADRIM (2019), BEST DUO (2020) em parceria com a rapper Iza Sabino e BAILE (2021). além do EP "Outro Rolê" (2021) e diversas participações em discos de outros rappers.

Sem medo de se reinventar, FBC lançou recentemente um novo álbum “O amor, o Perdão e a Tecnologia” uma mistura inovadora que mistura a dança com as crises existenciais típicas do século XXI: romances na era das redes sociais, o medo da exposição digital e a ansiedade gerada pelo que chama de "estresse da modernidade", em busca do que é essencial na humanidade.

Entre os hits de sucesso estão “De Kenner”, “Delírios” e “Se eu Não te Cantar”. Graças a essa trajetória musical, o cantor já acumula mais de 130 milhões de streamings no total e aproximadamente 1,5 milhão de ouvintes mensais no Spotify.

O FASC

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Com mais de 51 anos de história, o FASC é um dos maiores eventos do Nordeste. A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. O Festival contará com apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

Atrações confirmadas

Além de FBC, estão confirmados no FASC 2023: os sergipanos Nona e Camilla Cristyne. Além de Djonga, Joésia Ramos, Pato Fu, Rachel Reis, Arlindinho, Marina Sena, Carlinhos Brown, Liniker, Zeca Baleiro e a banda de reggae estadunidense Groundation.

Foto: Bel Gandolfo.