Fasc 2023: conheça as atrações que vão agitar o Palco João Bebe-Água

21/11/2023 - 18:22 Atualizado há 1 dia

No próximo dia 01 de dezembro começa o Festival de Artes de São  Cristóvão (Fasc) 2023. Considerado um dos maiores eventos culturais do Brasil, o Fasc reunirá mais de 100 atrações sergipanas, nacionais e internacionais das mais variadas vertentes artísticas que se apresentarão nos palcos espalhados pela Cidade Mãe de Sergipe.

Um destes espaços é o Palco João Bebe-Água, localizado na Praça São Francisco, que vai receber grandes atrações locais, nacionais e internacionais. O local terá cerca de 25 metros para comportar as bandas que possuem grande número de integrantes e contará com dois painéis de led para a transmissão ao  vivo das apresentações e um painel de fundo para a identidade visual dos artistas.

O nome do palco é uma homenagem a um grande líder político da história sancristovense, João Bebe-Água.  Morador do quarteirão nº 19, da São Cristóvão, Capital, o lendário João Nepomuceno Borges nasceu em São Cristóvão, no ano de 1823, era filho do capitão Francisco Borges da Cruz. João exerceu durante muito tempo cargos de grande representatividade na sociedade. A história conta que João Bebe-Água foi escrivão interino da Alfândega e Mesa de Rendas, de Santo Amaro; vereador; Juiz de Paz na cidade; fiscal da Câmara em 1872; e também foi “patrão-mor” da Mesa de Rendas da Barra da Cidade, hoje Barra dos Coqueiros.

Foi o homem que arregimentou 400 homens em protesto contra a transferência da Capital para o povoado Santo Antônio do Aracaju. Historiadores destacam que essa figura, que se tornou folclórica, publicou trabalhos no Pasquim do partido sob pseudônimo de ‘Nunes Machado’. João escolheu este pseudônimo inspirado na Revolução Praieira, já que Nunes Machado era, à época, o principal ícone do partido liberal no Brasil, desde que fora assassinado a frente dos revoltosos da Rua da Praia, em Recife, na eclosão da Revolução Praieira, em 31/12/1848.

No ano passado, excepcionalmente, o palco recebeu o nome de Gal Costa, em homenagem a lenda da música brasileira que se apresentaria no Fasc 2022, mas que faleceu dias antes do evento.

Confira as atrações do Palco João Bebe Água

• Sexta-feira

20h - Orquestra Sinfônica do Estado

21h - Solenidade de abertura

22h - Carlinhos Brown

00h - Banda dos Corações Partidos

2h - Marina Sena

• Sábado

20h - Orquestra Sanfônica

22h - Arlindinho

00h - Liniker

02h - Djonga

• Domingo

20h - Joésia Ramos

22h - Zeca Baleiro

00h - Groundation

02h - Nona

Confira aqui a programação completa do Fasc 2023

O Fasc

O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá e Orizon, e o apoio da RR Conect, Vitória Transportes e SE -  Sistema Engenharia, Colortex e Celi. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.

Com mais de 51 anos de história, o FASC é um dos maiores eventos do Nordeste. A última edição, no ano passado, registrou recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. O Festival contará com apresentações musicais, teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições.

O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

Foto: Fernando Correia.