Fasc 2023 confirma Zeca Baleiro entre as atrações

21/09/2023 - 16:55 Atualizado há 2 dias



 

 

“Mas ontem eu recebi um telegrama. Era você de Aracaju ou do Alabama. Dizendo nego, sinta-se feliz, porque no mundo tem alguém que diz…”  Que o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) 2023 está chegando e a segunda atração confirmada é o cantor maranhense Zeca Baleiro. 



Com uma carreira de destaque e sucessos como “Ai que Saudade D’ocê” e “Telegrama”, de onde foi extraído o verso acima, Zeca vai se apresentar pela primeira vez no festival que completa 51 anos de existência  com 38 edições de sucesso e vai acontecer  nos dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano.

 

 

O  verdadeiro nome de Zeca é José de Ribamar, uma homenagem a São José de Ribamar, santo padroeiro de uma cidade que leva o mesmo nome, no estado do Maranhão.  O apelido - Baleiro - vem do fato de Zeca consumir balas entre as aulas, durante o curso de Agronomia, segundo o próprio artista: 



"Sempre fui um grande consumidor de doces, balas e toda sorte de guloseimas. Quando ingressei na universidade, entre uma aula e outra, saboreava minhas balas. Quando alguém desejava comer uma, vinha até mim. Daí para começarem a me chamar de baleiro foi um passo. Confesso que a princípio aquilo não soava bem aos meus ouvidos”. Antes de dedicar-se exclusivamente à música, Zeca chegou, inclusive, a abrir uma loja de balas, tortas e doces caseiros.



Com a alcunha de Zeca Baleiro o artista iniciou uma carreira que completa quase 40 anos cantando e compondo canções interpretadas por grandes nomes da música, como Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi e  Rita Ribeiro.






O Festival

 

Em 2023, o Festival de Artes de São Cristóvão celebra 51 anos de história, e contará, além de muita música, com apresentações teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.

 

A última edição do evento teve recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade. 

 

Foto: Acervo do artista.