Fasc 2022: Prefeitura, IFS e UFS discutem parceria visando capacitação de moradores no ramo da hotelaria

29/04/2022 - 16:07 Atualizado há 1 dia

Buscando discutir ações para o 37° Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), Paola Santana, recebeu ontem (28), representantes do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do mestrado em Turismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Esta foi a primeira reunião entre as instituições visando a retomada da parceria que já ocorreu em outras edições do Festival. A intenção é que as instituições elaborem em conjunto um projeto, e com isto, sejam ofertadas capacitações para os moradores de São Cristóvão que desejam hospedar visitantes durante os quatro dias do Fasc, assim como em outras épocas do ano.

De acordo com Paola Santana, a partir de maio serão disponibilizadas as fichas de inscrição para os moradores da cidade que tenham interesse em participar dessas capacitações e alugar seus quartos, transformando suas casas em hospedaria no padrão ‘cama e café’. Segundo ela, na ficha, o morador deverá inserir informações como número de quartos, quantidade de camas disponíveis, e outros detalhes sobre a estrutura do local que pretende alugar.

“A UFS e o curso de mestrado em turismo do IFS, farão o projeto, apresentarão para a Prefeitura e nós construiremos isso em conjunto. A ideia é que a capacitação seja voltada para questões como atendimento, introdução a inglês, precificação, e na área jurídica, para que eles entendam os direitos e deveres deles enquanto empreendedores” completou a presidenta da Fumctur, Paola Santana.

A coordenadora do departamento de turismo da UFS, Laura Almeida, destacou que a iniciativa deve envolver os empreendedores locais e os moradores, visando o desenvolvimento turístico da cidade. “Vamos pensar parcerias que envolvam a questão do bem receber o turista, faremos mapeamento dos meios de hospedagem, para depois ofertaremos a capacitação tanto no que envolve hospedaria, quanto àqueles que trabalham com o ramo de alimentos e bebidas”, comentou.

Coordenadora do departamento de turismo da UFS, Laura Almeida

Representando o mestrado em Turismo do IFS, o professor Lício Valério reforçou a importância dos moradores da cidade estarem capacitados para receber os visitantes no período do Fasc e durante todo o ano. Ele também falou sobre a parceria entre a instituição federal que representa e a Prefeitura.

“O IFS através dos cursos de turismo sempre vem implementando parcerias com a Prefeitura de São Cristóvão. Agora estamos fortalecendo essa parceria para oferecer essa capacitação para que vai oferecer os serviços, obedecendo os critérios da hotelaria, da hospedagem e da hospitalidade. Queremos que o visitante que venha para o Fasc seja bem recebido e que os moradores sejam estimulados a permanecer com esse projeto em suas casas, podendo receber as pessoas em suas residências também após o Festival”, apontou o professor.

Professor do mestrado em turismo do IFS, Lício Valério