Exposição sobre rezadeiras de São Cristóvão permanece no Shopping RioMar até 31 de março

21/03/2022 - 14:46 Atualizado há 1 dia

A exposição fotográfica “Rezadeiras de Nossa Terra” segue disponível à visitação no Shopping RioMar até a próxima quarta-feira, 31 de março. A mostra que possui registros fotográficos de Heitor Xavier é uma iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).

Ao todo a exposição conta com nove fotografias de cinco mulheres de São Cristóvão, que usam suas “rezas” e “súplicas” faladas para curar pessoas. O intuito com a mostra é mapear e valorizar os aspectos culturais da relação entre essas mulheres e a natureza, enaltecendo assim essa prática sagrada que é passada de geração em geração.

A exposição é o primeiro ato da catalogação dos povos tradicionais que está sendo realizada pela Prefeitura. A ideia é que seja produzido um catálogo com fotografias e com a história dos povos que residem em São Cristóvão, como as rezadeiras, indígenas, comunidades ciganas, casas de matrizes africanas, e muitos outros.

Para o fotógrafo Heitor Xavier, contar um pouco da história dessas mulheres através da fotografia é uma honra. “Queria agradecer a prefeitura pela oportunidade de mostrar o trabalho das rezadeiras através da fotografia e de mostrar a importância delas na vida cultural da cidade. Principalmente nessa época de pandemia elas foram muito importantes cuidando da parte espiritual de algumas pessoas”, aponta.

Heitor ainda lamentou o falecimento, na última semana, de uma das rezadeiras que compõem a exposição. “Gostaria de deixar registrado os meus profundos sentimentos em saber que há poucos dias uma delas faleceu, Maria Joana, mais conhecida como Dona Joaninha. Uma pessoa alegre e de muito conhecimento na arte que praticava. Era uma das mais antigas na cidade de São Cristóvão”, lamenta.

Heitor Xavier, fotógrafo

Funcionamento

Os interessados em conhecer um pouco sobre o trabalho das rezadeiras podem visitar a exposição que está no segundo piso do Shopping RioMar. Ela segue o horário de funcionamento do local, que é das 10 às 22h de segunda a sábado, e aos domingos das 12h às 21h.