Exposição do Senhor dos Passos na Casa das Culturas Populares vai até o dia 28 de março

16/02/2024 - 18:13 Atualizado há 5 horas

Nesta sexta-feira (16), a Casa das Culturas Populares abriu suas portas para a exposição “Senhor dos Passos em todos os Passos”, dedicada à tradicional celebração religiosa do Senhor dos Passos, que a cada ano reúne milhares de pessoas no Centro Histórico de São Cristóvão. A mostra, que ficará em exibição até o dia 28 de março, apresenta itens que remetem às promessas dos fiéis, normalmente depositados no museu dos ex-votos, e uma exposição fotográfica da procissão, capturando detalhes que retratam a devoção dos participantes e a grandiosidade do evento.

A coordenadora da Casa das Culturas Populares, Maria Glória, destacou a importância desta exposição como um meio de unir arte e fé, revelando que a iniciativa visa não apenas mostrar a tradição religiosa local, mas também fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento da população sancristovense.

Maria Glória, coordenadora da Casa das Culturas Populares

"Essa exposição traz a devoção da comunidade, reunindo fiéis de todo o Nordeste. Ao trazê-la para a Casa das Culturas, reafirmamos a devoção do povo, buscando fazer com que as pessoas se identifiquem e tenham interesse em conhecer mais dessa tradição. É incrível observar como a fé se manifesta artisticamente nos elementos trazidos pela população, ressignificando a fé através da arte. Queremos que as pessoas sintam a intensidade dessa devoção nas imagens e objetos expostos, conectando-se com a rica herança religiosa que define nossa comunidade", afirmou Maria Glória.

O fotógrafo responsável pela exposição, Márcio Garcez, compartilhou sua relação com a procissão, que iniciou ainda na infância. “Tenho uma conexão desde a infância com essa cidade, onde tive meu primeiro contato com a procissão. A devoção presente na minha família me proporcionou memórias que existem até hoje, desta celebração, tornando esses registros fotográficos extremamente significativos para mim. Tenho certeza de que essas imagens não apenas serão apreciadas, mas também desempenharão um papel importante em fortalecer a fé daqueles que visitarem a exposição. Quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa, apoio e incentivo, garantindo que a população tenha acesso a esse material especial", afirmou.

Márcio Garcez, fotógrafo

Visitantes

O professor de artes, David Alan, presente na exposição com seus alunos, destacou a relevância do evento. "Esta exposição é uma verdadeira aula sobre a cultura e tradição religiosa local, por isso é muito importante a presença dos alunos aqui para conhecerem mais de perto a história da cidade onde vivem. Estou feliz em ver meus alunos se envolvendo na riqueza visual e histórica desta celebração. É uma oportunidade única de aprendizado", afirmou o educador.

David Alan, professor de artes

Ana Cláudia, aluna de 12 anos que faz parte da turma do professor David Alan,  compartilhou sua visão sobre a exposição. "Estou adorando tudo! Agora, tenho um entendimento mais profundo sobre a nossa tradição, e isso é realmente importante para mim. A exposição me proporcionou uma visão mais clara sobre a celebração do Senhor dos Passos, e acho que é algo que todos nós, jovens, precisamos conhecer e valorizar. É uma oportunidade incrível para a juventude da nossa cidade se conectar com a nossa história e tradições", disse

Ana Cláudia, estudante

Carla Cristina, promotora de vendas, visitou a exposição na companhia da sua filha e  enfatizou a relevância da exposição para além da estética. "Além da beleza das fotos, essa exposição nos permite refletir sobre a nossa fé e tradição. É um momento de conexão profunda com a celebração que, como sancristovense, considero de suma importância para preservar nossa identidade cultural e espiritual", explicou.

Carla Cristina, promotora de vendas

Fotos: Dani Santos